Cresol firma parceria com instituição alemã para fortalecer ações na região amazônica e Cresol Liderança realiza Assembleia em Quedas do Iguaçu

Parceria com a DEG tem objetivo de fomentar ações de desenvolvimento sustentável por meio do crédito e da inclusão financeira

Fachada quedas cresol - Jornal Expoente do Iguaçu
Agência Cresol de Quedas do Iguaçu

A Cresol Liderança realiza na noite desta quarta-feira,26, sua Assembleia com os associados de Quedas do Iguaçu (centro sul Paranaense). O evento será realizado no Mercado de Eventos sendo esperado bom público tendo em vista o crescimento da cooperativa no município.

IMG 20250203 WA0004 - Jornal Expoente do Iguaçu
O gerente Marcos e sua equipe estarão recepcionando os associados juntamente com a diretoria da Cresol Liderança

Ao mesmo tempo Cresol a nível de Brasil deu mais um passo para fortalecer ações de inclusão financeira ao firmar uma parceria estratégica com a Deutsche Investitions-und Entwicklungsgesellschaft (DEG), instituição financeira alemã especializada em financiamento ao desenvolvimento. A assinatura aconteceu em março, durante visita de representantes da DEG, em Francisco Beltrão. 

Com essa iniciativa, a cooperativa avança na oferta de crédito para Microfinanças, mais acessível e adequado às realidades da região amazônica, promovendo oportunidades para pequenos negócios crescerem de forma sustentável. “A parceria com a DEG reforça a confiança de investidores internacionais na capacidade da Cresol de transformar a comunidade onde está inserida por meio do crédito e da inclusão financeira”, disse o vice-presidente da Cresol, Adriano Michelon.

A diretora global de Instituições Financeiras e Mercado de Capitais da DEG, Gudrun Busch, comentou sobre o comprometimento da instituição em apoiar projetos estratégicos. “Na Rede Financeira pela Amazônia, nossa contribuição se concentra em direcionar parte do uso de fundos para a Amazônia e em apoiar a Cresol no desenvolvimento e implementação do modelo e políticas eficazes para a concessão de crédito na região”. 

A instituição alemã apoia empresas privadas em países emergentes e em desenvolvimento, promovendo investimentos sustentáveis que impulsionam o crescimento econômico e que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Nossa principal meta ao trabalhar com instituições financeiras como a Cresol é garantir que os recursos cheguem diretamente às comunidades e empresas que mais necessitam. Com a Cresol, buscamos um objetivo compartilhado: melhorar a qualidade de vida das pessoas nos mercados onde atuamos, fortalecendo o impacto positivo nas comunidades”, avaliou Gudrun Busch.

Visita a cooperados Cresol

Em visita à sede da Cresol, em Francisco Beltrão (PR), a equipe da DEG — representada por Gudrun Busch, diretora global de Instituições Financeiras e Mercado de Capitais; André Aguilar, diretor do escritório em São Paulo, e Mariana Chamorro Carneiro, gerente sênior de Investimento — pôde conhecer a estrutura da cooperativa e cooperados da região que são atendidos no programa de Empreendedorismo Rural e Urbano. 

O programa oferece assistência técnica aos participantes e é uma referência do que pode ser desenvolvido através da parceria entre Cresol e DEG na região amazônica. “Mostrar esses empreendimentos para os nossos parceiros é importante para conhecerem na prática como se dão essas parcerias com a Cresol e a realidade de cada cooperado. O crédito que eles procuram faz a diferença para os seus empreendimentos”, disse o presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé.

 A cooperada Roseli Capra, de Francisco Beltrão, recebeu a visita em sua propriedade e falou sobre a importância do apoio da Cresol, por meio do Programa Empreendedorismo Rural, para melhores resultados na propriedade onde produz queijos coloniais.

A cooperada Roberta Viccini também recebeu a equipe em seu restaurante, no Centro de Francisco Beltrão. Participante do Programa Empreendedorismo Urbano, ela falou sobre a importância do apoio para o empreendimento local. “Foi uma experiência enriquecedora ver, de perto, as possibilidades que a Cresol oferece aos seus cooperados. Após a visita à Queijaria Vidalat e ao restaurante Restauro Gastronomia & Eventos, esperamos que os impactos positivos gerados pela Cresol se ampliem ainda mais no Sudoeste do Paraná, fortalecendo a capacidade local e proporcionando mais oportunidades para os cooperados”, enfatizou Gudrun Busch.

Esse é o primeiro projeto de assistência técnica em parceria com a DEG e irá atender pequenas e médias empresas cooperadas da Cresol na Amazônia, buscando soluções inovadoras para fome

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes