Agora os produtores terão a possibilidade de ampliar a área de comercialização de seus produtos, uma vez que, mesmo estando registrado no Serviço de Inspeção Municipal, poderão comercializar em todo o território estadual.
O vice governador do estado do Paraná, Darci Piana, que esteve visitando a região na tarde desta quinta-feira, 18. Em Laranjeiras do Sul participou das inaugurações de um laticínio, uma casa de custódia e uma fábrica de ração e por volta das 14h00 chegou de helicóptero a Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense), após sobrevoar aonde está sendo construída a Estrada da Integração.
Piana veio ao município para entregar a comunidade o Certificado de Adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte,(Susaf Paraná) que tem como objetivo a integração de forma sistêmica, horizontal e descentralizada dos serviços de inspeção municipais possibilitando assim que produtores possam ampliar a área de comercialização de seus produtos para qualquer parte do estado.
O vice governador Darci, representando o governador Ratinho Junior, foi recebido nas dependências do Centro de Cultura, pelo prefeito quedense, Elcio Jaime da Luz, vereadores, autoridades estaduais como o secretário de agricultura e abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, presidente da Adapar, Valter Rodacki chefe regional do IDR-Paraná, Otamir Cesar Martins, presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, prefeitos Cesar Bovino de Rio Bonito do Iguaçu e de Reserva do Iguaçu, Antunes de Paula, presidente da Aciqi, Sílvia Paula Rigoni, diversos produtores ligados a agricultura familiar e empresários.
Quebrando o protocolo o prefeito Elcio Jaime pediu um autógrafo no livro da biografia de Piana e distribuiu diversos presentes em agradecimento pelo importante selo ora entregue ao município. Nos “mimos” cestas de produtos artesanais produzidos pela agroindústria, entre eles, salame, queijo e uma das cachaças artesanal (destaque em concursos Brasil a fora) e peixes (tilápias), vindos do frigorífico. Com isso Elcio aproveitou para fazer reinvindicações, entre elas, 6 quilômetros de calçamento na comunidade Rio Perdido antigo assentamento do município e ajuda para a conclusão da ponte na Estrada da Integração.
O Secretário Ortigara destacou que a ligação da Estrada entre Quedas e Rio Bonito irá encurtar o caminho entre os municípios. “Passamos sob a estrada com o governador pelos 36 quilômetros, sendo uma via importante pela junção de esforços do estado, por enquanto cascalhada, erguida e adequada para no futuro receber algum tipo de pavimento”. Ele também citou as 42 vigas da ponte sob o Rio das Cobras e parabenizou os prefeitos pelo que chamou de “conquista para os agricultores”. “Por isso lembro aos agricultores que quando se faz algo para vender eles são responsáveis por levar um produto de qualidade a mesa do consumidor, por isso é preciso boas práticas e higiene sanitária o Paraná tem quase 11 milhões e meio de consumidores que se fortaleça cada vez mais a agroindústria local”.
“Eu costumo dizer se a agricultura, o agronegócio vai bem o comércio vai bem, somos três em um e tudo isso representa o setor produtivo do Paraná” disse o governador em exercício Piana. Descontraído fez brincadeiras com relação aos pedidos do prefeito e dos produtos e se comprometeu em dar atenção ainda maior para o município na questão de um futuro polo de cursos do Senac e Senai.
Em seu discurso priorizou os investimentos realizados pelo estado o que chamou de “estado moderno e dinâmico”. Para finalizar comentou sobre a importância do Selo Susaf para os pequenos investidores e falou em resultados, com a iniciativa privada entrar junto com o governo todos voltados para o crescimento do Paraná.
Redação JE - Reportagem e fotos Marco A. Pina (JET)