Café da manhã servido aos associados marcou o aniversário da Cresol Liderança em Espigão Alto do Iguaçu na manhã desta segunda-feira,30
publicidade
Celebrar um aniversário é sempre bom, por ser uma forma personalizada e maravilhosa de agradecer o carinho recebido. Assim foi servido na manhã desta segunda-feira, 30, em Espigão Alto do Iguaçu (centro sul paranaense) para considerar o tema de festivo dos dois primeiros anos da Cresol Liderança apetitoso café da manhã.
Participaram do evento autoridades e colaboradores da cooperativa que hoje soma mais de quinhentos sócios no município. O gerente Marcos Cândido destacou a importância do cooperativismo da Cresol onde a poucos meses atrás completou um milhão de associados. “Uma cooperativa que começou com poucos associados e um capital de pouco mais de mil reais, hoje chega a um patrimônio de bilhões é um case de sucesso, sendo hoje uma das três forças nacionais em cooperativismo”. Sobre a Cresol Liderança, Espigão Alto Cândido disse perceber a emoção de todos “a essência que foi construída por Eles, a gente percebe que uma agência que está há dois anos e nunca perdeu um colaborador só crescendo”.
O gerente de negócios Leandro Bertolio, se disse feliz pela presença dos associados, comemorando também o número de cooperados em dois anos de agência aberta, fez questão destacar a atuação na parte social da Cresol Liderança no município. “A ajuda social ao clube de idosos, certificados para os alunos destaques entre outras atividades envolve a comunidade, vemos também o município em grande desenvolvimento e a Cresol Liderança vem para colaborar e aumentar esses números“.
O prefeito Agenor Bertoncello ressaltou que “a agência veio pra ficar, e com um número muito bom de associados”. Ele parabenizou os colaboradores e os associados dizendo que “a tendência é cada vez melhorar, pois as cooperativas tem ajudado tanto o poder público, quanto os empresários como a agricultura e essa agência está fazendo aqui a diferença”.
Logo após os discursos foi cortado o bolo comemorativo e servido juntamente com outras guloseimas o café da manhã, para confraternização de todos.
Comemoração em Francisco Beltrão (PR) reuniu lideranças nacionais para discutir o papel das cooperativas na inclusão financeira e no desenvolvimento sustentável
publicidade
Em um momento marcante para o sistema cooperativista brasileiro, a Cresol comemorou na terça-feira, 24, três décadas de atuação em sua sede, em Francisco Beltrão (PR). A instituição, que hoje soma mais de 1 milhão de associados em todo o país, celebra sua trajetória como uma das maiores e mais relevantes do setor, reconhecida pelo compromisso com o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atua.
O evento, dividido em dois grandes painéis, reuniu representantes de instituições financeiras nacionais e internacionais, lideranças cooperativistas e parceiros estratégicos. Os debates destacaram a trajetória da Cresol desde sua criação até sua consolidação como uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil.
“Celebrar 30 anos é honrar uma história construída com confiança, proximidade e propósito coletivo. Somos resultado da dedicação de milhares de pessoas que acreditam em um modelo mais justo de fazer finanças e gerar oportunidades”, afirma Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.
Cooperação e parcerias
O primeiro painel contou com a mediação de Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação, e Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser. A discussão contou com representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Central, entidades fundamentais no ecossistema financeiro nacional.
“Vamos falar mais da Cresol, mais do cooperativismo. Aproveitar a nossa experiência e o conhecimento para ampliar o alcance do modelo cooperativo com as novas gerações e reforçar sua presença no cenário nacional”, ressaltou Thomé se referindo a força transformadora do cooperativismo.
Entre as parcerias de maior impacto da Cresol está a colaboração com o BNDES, que completou 25 anos. Ao longo desse período, a instituição tornou-se um dos principais agentes financeiros do banco de fomento, liderando em número de operações e totalizando R$ 7,6 bilhões em crédito concedido.
“Temos muita admiração pelo trabalho desenvolvido pela Cresol e o impacto da transformação. O Brasil ainda não conhece o poder e o potencial do cooperativismo. Nosso trabalho com essa parceria é fazer esse conhecimento chegar ao maior número possível de pessoas”, destacou o superintendente do BNDES, Marcelo Porteiro.
Já João Luiz Faustino Marques, chefe-adjunto do departamento de organização do sistema financeiro do Banco Central, reforçou que “a Cresol tem condições de realizar tanto quanto um banco tradicional. Possui estrutura operacional, capacidade técnica e presença estratégica”.
O impacto positivo do cooperativismo
Com participação de organismos internacionais, como o BID Invest e a DEG, o segundo painel ressaltou o impacto social das cooperativas. Márcia Faria, do BID Invest, afirmou que a Cresol tem o maior score de impacto entre mais de 45 instituições analisadas, considerando o potencial de transformação positiva dos projetos apoiados.
A superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, frisou a presença da Cresol em áreas remotas: “Em mais de 360 municípios brasileiros, as cooperativas são a única instituição financeira presente. É nítida a paixão que a Cresol tem pelos cooperados”.
Presente em 19 estados com 952 agências, em 3.478 municípios a Cresol tem aproximadamente 80% de suas unidades instaladas em municípios com até 50 mil habitantes, onde exerce papel estratégico na inclusão financeira e no fomento ao empreendedorismo.
“Para cada problema socioeconômico que existe no nosso país, há uma solução cooperativista”, comentou Luiz Lesse Santos, presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras).
Adriano Michelon, finalizou afirmando que a comemoração é também um chamado à continuidade: “Chegar até aqui foi fruto de compromisso com os valores que nos formaram. Mas manter esse legado exige praticar ainda mais nossos pilares – simplicidade e o relacionamento com o quadro social. É isso que sustenta o nosso crescimento e nos torna diferentes”.
Sobre a Cresol
Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, oferecendo soluções para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Conta com mais de 1 milhão de cooperados e presença em 952 agências de relacionamento espalhadas por 19 estados brasileiros.
A comunidade de Quedas do Iguaçu-PR perdeu neste sábado, 28, um amigo, trata-se de Joelciio Fernandes, que faleceu aos 82 anos, vítima de enfarto fulminante.
Pessoa de sensibilidade extraordinária, Joelcio foi.sempre cuidadoso com suas funções, prestando serviços para a prefeitura morando próximo ao Peri Tarumã, onde foi responsável por muitos anos acompanhando várias gerações. Criou seus filhos com dedicação e honestidade tendo uma vida plena.
Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária São Sebastião e o sepultamento acontecerá no domingo, 29, às 16h00 no Cemitério Municipal.
P.S. – Nossas condolências à família em nome do Jornal Expoente do Iguaçu.
Reportagem Marco Antônio Pina/Jornal Expoente do Iguaçu
A Secretaria de Ação Social fez a entrega as famílias da Aldeia Pinhal
publicidade
A secretaria municipal de Assistência Social de Espigão Alto do Iguaçu, promoveu nesta semana a entrega de cobertores, colchões e cestas de alimentos.
De acordo como a secretária, Sandra Bertoncelo neste ano a distribuição teve início pela Aldeia indígena do Pinhal, sendo que nos próximos dias deverá ocorrer a entrega de cobertores dentro do programa “Campanha do Agasalho”, para famílias inscritas no CadÚnico ou em situação de vulnerabilidade social.
publicidade
A entrega envolveu toda a equipe de profissionais da secretaria de Ação Social.
Uma tragédia causada por notícias falsas abalou a cidade de Camboriú nesta sexta-feira (27).
Leonardo Garcia, morador do bairro Rio do Meio, tirou a própria vida após ser injustamente acusado de abandono de animais. O caso, que teve origem em postagens irresponsáveis nas redes sociais, revela o perigo da disseminação de informações sem verificação.
Tudo começou no último final de semana, quando um vídeo começou a circular na internet, mostrando um cachorro correndo atrás de um carro vermelho, conduzido por Leonardo. Rapidamente, surgiram acusações falsas, afirmando que o motorista estaria abandonando o animal, o que gerou grande revolta em grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram.
Uma ONG de Balneário Camboriú foi a primeira a publicar e impulsionar o vídeo, ampliando a viralização do conteúdo. Em seguida, outras associações locais também compartilharam o vídeo, contribuindo para aumentar o alcance das falsas acusações. Pela placa do automóvel, internautas levantaram todos os dados do proprietário e expuseram Leonardo.
O que ninguém apurou antes de compartilhar era a verdade dos fatos. Leonardo Garcia nunca abandonou o cachorro. O animal, na realidade, pertence a outro morador da região, e sempre tinha o costume de correr atrás do veículo de Leonardo quando ele saía de casa, retornando posteriormente à residência.
O caso tomou proporções ainda mais graves quando a ONG responsável pela postagem inicial se recusou a remover o conteúdo, mesmo após pedidos feitos por pessoas que alertaram sobre a falsidade da informação. Posteriormente, a postagem foi removida, mas não houve um pedido público de desculpas pela difamação feita contra Leonardo.
A pressão psicológica causada pela onda de críticas infundadas nas redes sociais resultou no desfecho trágico. Leonardo Garcia não suportou o peso das acusações e dos julgamentos virtuais e acabou tirando a própria vida em sua residência, no início da tarde desta sexta-feira. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) por volta das 16h30.
Nas redes sociais, a reação foi imediata. Muitos moradores expressaram indignação com a irresponsabilidade daqueles que contribuíram para a propagação da mentira. O caso alerta sobre a necessidade urgente de responsabilidade e checagem criteriosa antes da divulgação de conteúdos, especialmente aqueles que podem afetar profundamente a vida das pessoas.
Até o momento, nem a ONG nem outras entidades envolvidas se manifestaram oficialmente pedindo desculpas à família pela tragédia provocada pelas acusações falsas.
Mais uma colisão frontal entre carro e caminhão poucos metros à frente da entrada da Prainha, na PR-475, sentido Usina Salto Osório foi registrada na tarde de quinta-feira, 26.
publicidade
O grave acidente a poucos metros à frente da entrada do Parque Aquático (Prainha) de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) estrada que liga o município à Usina Hidrelétrica Salto Osório.
O carro de passeio conduzido por Edward Rodrigues, colidiu frontalmente com um caminhão, e com a violência do impacto, o motorista do automóvel foi ejetado pra fora do automóvel fficando sob a pista não residindo aos ferimentos.
Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual foram acionadas imediatamente. A pista ficou parcialmente interditada para atendimento da ocorrência.
As curvas naquele ponto são perigosas e com a pista escorregadia dvido as fortes chuvas que atingiram a região, pode ter colaborado para o acidente. Esta ê mais uma perda relacionada às condições perigosas de nossas estradas. Enquanto isso sempre lembramos aqui a necessidade das autoridades rever o que deve ser feito para os números não continuar crescendo como está.
Redação JE com informações Policia Rodoviária/fotos Redes Sociais
Mais de 30 policiais participaram da ação que culminou em confronto no Bairro Luzitani onde dois suspeitos reagiram a prisão e acabaram mortos pela polícia
publicidade Vídeo redes sociais
Nesta quinta-feira, 26 de junho de 2025, as Polícias Civil (Delegacia de Polícia de Quedas do Iguaçu da 15ª SDP) e Militar (BPRONE e 6º BPM – RPA e ROTAM) deflagraram a Operação Raiz, com foco no combate ao tráfico de drogas e à associação para o tráfico, mobilizando um efetivo de 35 policiais civis e militares. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão.
publicidade
Durante as diligências, cinco indivíduos foram presos e dois vieram a óbito em confronto com as equipes. A operação é resultado de investigação minuciosa conduzida pela unidade local, visando desarticular núcleos criminosos atuantes no narcotráfico regional.
Redação JE informações Polícia Civil/vídeos; Redes Sociais
fotos - Marco Pina ( Jornal Expoente do Iguaçu)
CONFIRA A ENTREVISTA CLICANDO NO LINK ABAIXO EM NOSSAS PÁGINAS NO FACEBOOK E INSTAGRAN
Cadastramento é obrigatório para quem possui qualquer espécie dos animais de criação
publicidade
Os produtores rurais com animais de qualquer espécie (de abelhas a bovinos) precisam fazer o procedimento de atualização do cadastro do rebanho na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) até o dia 30 de junho. O cadastramento é obrigatório e pode ser feito de forma online ou presencial (veja opções abaixo). Quem não cumprir com o trâmite fica impedido de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Os pecuaristas devem informar à Adapar todos os animais de criação que mantêm em suas propriedades: bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes. Segundo o Diagnóstico Agropecuário Paranaense, publicado no ano passado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná tem 8,3 milhões de cabeças de bovinos, 396 milhões de cabeças de frangos de corte, 7 milhões de cabeças de suínos e 1,5 bilhão de pescados de água doce, entre outras espécies.
Para fazer a atualização do rebanho pela internet, o produtor precisa realizar um cadastro no sistema da Adapar. Para isso, basta informar o CPF, criar login e senha. Em seguida, é preciso selecionar a propriedade que estiver com pendência de comprovação de rebanho, escolher a espécie e preencher os dados pedidos. O processo precisa ser feito para cada espécie que o produtor tiver em sua propriedade.
Também é possível atualizar o cadastro pelo celular, por meio do aplicativo Paraná Agro, disponível para Android e iPhone. O passo a passo do procedimento é semelhante ao que deve ser feito pela atualização via internet.
Os produtores rurais que preferirem também podem fornecer os dados de forma presencial, em uma das unidades da Adapar, nos sindicatos rurais ou em escritórios de atendimento municipais – em prefeituras que disponham desse serviço. Basta retirar os formulários e devolvê-los preenchidos e assinados.
publicidade
Substituição à vacina da aftosa
O cadastramento passou a ser obrigatório desde que o Paraná foi reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A atualização do rebanho é um compromisso do Estado e uma exigência sanitária para o controle da produção pecuária, após a conquista do selo internacional.
“A conquista desse status sanitário foi o resultado de um esforço conjunto de mais de três décadas, que envolveu a iniciativa privada e o poder público. Esse reconhecimento atesta a robustez do nosso sistema sanitário e abre as portas de mercados internacionais mais sofisticados para nossa produção pecuária. Por isso, precisamos fazer a atualização do rebanho, mantendo nossa vigilância”, ressalta o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “É um procedimento fácil de ser feito. Se os produtores tiverem qualquer dificuldade, podem procurar os nossos sindicatos rurais, que estão preparados para prestar orientação”, acrescenta.
Com 29 anos de história, mais de 972 mil cooperados e 939 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.
Com mais de 1 milhão de cooperados, cooperativa comemora trajetória reafirmando seu compromisso com inclusão financeira, inovação e desenvolvimento das regiões onde atua. Em Quedas do Iguaçu a Cresol Liderança está há 18 anos
A Cresol celebra, neste 24 de junho, 30 anos de uma trajetória marcada por cooperação e compromisso com o desenvolvimento de seus cooperados e das comunidades onde atua. São três décadas que consolidaram a cooperativa como uma das maiores do Brasil, somando mais de 1 milhão de cooperados.
O crescimento da Cresol ganhou ritmo acelerado especialmente na última década. O número de cooperados aumentou em 225%, devido ao grande investimento na ampliação da base de atendimento, que passou a englobar públicos urbanos e novos perfis de cooperados, além do tradicional vínculo com o meio rural.
Nos indicadores financeiros, os ativos acompanham a curva ascendente, superando os R$ 42 bilhões em 2024 e mantendo o sistema com um crescimento constante entre 30% e 40% nos últimos cinco anos. Essa evolução foi acompanhada pela inovação na diversificação de serviços, tecnologia e uma governança cooperativa sólida e estratégica.
“Tudo que conquistamos nesses 30 anos é motivo de orgulho, e o que realmente nos diferencia é a forma como crescemos: com responsabilidade, com parceria e olhando para o nosso cooperado. Seguimos atentos às transformações da sociedade e às demandas dos nossos cooperados, construindo um modelo financeiro que faz sentido para quem vive a realidade local”, afirma Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.
Desenvolvimento local
Nas comunidades onde atua, a contribuição vai além do crédito: impulsiona a economia, gera empregos, fortalece o vínculo comunitário e promove ações sociais e ambientais de impacto direto nas regiões atendidas. Atualmente, a Cresol tem unidades de atendimento em 19 estados: são mais de 950 agências, cerca de 80% delas localizadas em municípios com até 50 mil habitantes, onde a cooperativa exerce papel estratégico.
Por isso, na comemoração dos 30 anos, a instituição reforça sua missão de continuar ampliando o acesso ao crédito e aos serviços financeiros, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade, a inclusão e a educação financeira.
“Celebrar esse marco é, acima de tudo, renovar o compromisso com um futuro ainda mais cooperativo. A responsabilidade de uma instituição com a dimensão da Cresol é grande, mas ela cresce junto com o nosso propósito: gerar valor para as pessoas que atendemos”, destaca Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação.
Cooperativismo sustentável
Ao longo de sua trajetória, a Cresol vem incentivando e apoiando cooperados que investem em soluções sustentáveis. Uma carteira específica de Crédito Sustentável, que segue a Taxonomia Verde da Febraban, considera critérios socioambientais e climáticos em três frentes: Economia Verde, Exposição ao Risco Ambiental e Setores de Alta ou Moderada Exposição ao Risco Climático.
“Em 2025 e nos próximos anos, nosso foco continuará sendo a expansão sustentável, o fortalecimento do crédito para pequenos e médios empreendedores e a intensificação da carteira verde”, acrescenta Cledir Magri.
Um dos destaques é o programa Cresol Siga, voltado ao financiamento de projetos nas áreas de saneamento, infraestrutura hídrica e gestão da água. A iniciativa, que conquistou o prêmio de melhor projeto ambiental no ProsperaCoop, divulgado no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), já viabilizou mais de 1.600 financiamentos, somando R$ 92 milhões em recursos e impactando positivamente mais de 3 mil pessoas, segundo dados da organização internacional Water.org.
Essas ações sustentáveis se refletem diretamente na vida de cooperados como Oerica Machado Lopes, de Vista Alegre (RS), que construiu uma cisterna com capacidade de 1,5 milhão de litros, utilizada para abastecer o rebanho leiteiro de 172 animais. “Agora temos água suficiente mesmo nos períodos de estiagem. Isso trouxe segurança para a nossa produção, nossa família e toda a comunidade”, conta a cooperada.
Um bom lugar para trabalhar
O cuidado que se reflete em desenvolvimento para o cooperado é cultivado da porta para dentro. Com mais de 11 mil colaboradores, a Cresol se destaca como um bom lugar para trabalhar.
Em 2024, pelo terceiro ano consecutivo, a cooperativa foi reconhecida como um dos Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil, em premiação realizada pelo jornal Estadão e a FIA Business School.
Outra participação recorrente é nos rankings da consultoria Great Place to Work (GPTW). Em 2025, a Cresol conquistou a segunda colocação entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Agronegócio e figura no TOP 15 das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil.
Os reconhecimentos por instituições especializadas reforçam a cultura organizacional da cooperativa, pautada pela valorização das pessoas e pelo ambiente de trabalho saudável e colaborativo.
A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Polícia de Quedas do Iguaçu, prendeu em flagrante, na tarde de hoje (23), um homem de 65 anos por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A ação contou com apoio de guarnição da Polícia Militar. A diligência foi motivada por denúncia anônima que relatava suposta violência psicológica contra uma idosa de 84 anos, companheira do investigado, incluindo ameaças e possível presença de armas de fogo na residência. O fato ocorreu na região central do município. Ao chegar ao local, os policiais foram atendidos pelo investigado, que negou qualquer agressão, mas confirmou a posse de armamentos. Durante buscas no interior do imóvel, foram localizados, no guarda-roupa do quarto do casal, um revólver calibre .38, marca Taurus, e uma espingarda artesanal calibre .22, ambas acompanhadas de munições. A vítima, que se encontrava acamada, relatou ofensas verbais recorrentes, embora tenha manifestado naquele momento desinteresse em representar criminalmente. O filho da vítima foi acionado e assumiu os cuidados da genitora. O investigado recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia para os procedimentos cabíveis. Após lavratura do auto de prisão em flagrante, a Autoridade Policial concedeu liberdade provisória mediante pagamento de fiança.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate à violência doméstica e ao porte e posse irregulares de armamentos, reafirmando a importância da denúncia e da atuação integrada das forças de segurança pública.
publicidadepublicidade
Redação JE com informações Polícias Civil e Militar