Valor de R$ 387,7 mil será aplicado para promoção de oficinas e atrações gratuitas para moradores da região paranaense

O Centro de Cultura e Sustentabilidade de Quedas do Iguaçu, no Paraná, ganhou um importante apoio para a promoção das oficinas e atrações gratuitas para a comunidade local. Como parte das ações do programa Parcerias do Bem, da ENGIE Brasil Energia, o Portobello Grupo e a Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault, que é o pilar de responsabilidade social da marca, fizeram aportes via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Junto ao valor investido pela ENGIE Brasil Energia, o aporte soma R$ 387,7 mil.

O Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu foi um dos primeiros a ser implantado pela ENGIE, inaugurado em abril de 2014. Apenas no ano passado, mais de 17 mil pessoas passaram pelo local, com destaque para a participação do público adolescente. Foram realizados diversos projetos culturais, oficinas, espetáculos e eventos que movimentaram a cidade e proporcionaram momentos de lazer, aprendizado e trocas de experiências, além de uma programação especial para comemoração dos 10 anos do centro.


“A implantação de Centros de Cultura e Sustentabilidade em municípios onde encontram-se os ativos da ENGIE Brasil tornou-se uma das principais ações de responsabilidade socioambiental da Companhia, refletindo o compromisso com o desenvolvimento de comunidades das quais fazemos parte”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia, Luciane Pedro.
“A união de esforços permite que iniciativas como essa tenham um alcance ainda maior. O Portobello Grupo já faz parte do Parceiras do Bem em outras ações e ficamos muito gratos em contribuir com mais um projeto tão importante para a promoção da cultura e da educação de crianças e adolescentes”, destaca Coordenadora de Sustentabilidade do Portobello Grupo, Scheila De Souza Orlandi.
“Acreditamos na educação como ferramenta de transformação social. Juntos, vamos ampliar o alcance de ações que promovem a cultura e a educação de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da Renault do Brasil, Graziela Pontes.


s recursos serão aplicados no Plano Anual de Atividades do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, que conta com patrocínio da ENGIE, Portobello e Renault e é uma realização da Associação do Centro de Cultura e Sustentabilidade de Quedas do Iguaçu e Ministério da Cultura.
Além de Quedas do Iguaçu (PR), a ENGIE conta com centros de cultura localizados em Alto Bela Vista (SC), Concórdia (SC), Entre Rios do Sul (RS), Minaçu (GO) e Trairi (CE). Outras quatro novas unidades estão em construção e implantação nas cidades de Saudade do Iguaçu (PR), Itá (SC), Umburanas (BA) e Estreito (MA).
A iniciativa faz parte do Parcerias do Bem, movimento criado pela ENGIE Brasil Energia em 2021 para promover a responsabilidade social. Os investimentos viabilizados até hoje somam R$ 9 milhões em programas de geração de renda, educação, saúde e cultura.
Redação JE com Fabiola Binas
