O presidente do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, assinou na noite desta quinta-feira, 9, em Boa Vista da Aparecida, oficialmente o plano de mapas e documentos para a revisão e regularização de atividades no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Governador José Richa – Salto Caxias. Na ocasi~ao esteve presente o Chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni e uma grande comitiva de prefeitos e autoridades.
A usina está instalada nos municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, no Oeste do Estado. O Plano de Uso e Ocupação do Solo no entorno do reservatório da Usina de Salto Caxias vai definir áreas que podem ser usadas para lazer e outras de preservação ambiental.
Desenvolvimento sustentável e responsável para gerar emprego e renda com respeito ao meio ambiente. Ao todo, cinco municípios que fazem divisa com o reservatório tiveram audiências públicas e discussões para formalizar a proposta ao órgão ambiental que trabalhou na coordenação dos trabalhos para a revisão do plano de uso do solo. Todas as discussões foram acompanhadas pelo Escritório Regional do IAP e pela sede do instituto. De acordo com as normas ambientais, o Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo dos reservatórios de usinas precisa ser revisto a cada dez anos, tempo em que o atual plano foi aprovado pelo IAP.
O Plano de Uso e Ocupação do Solo no entorno do reservatório da Usina de Salto Caxias vai definir áreas que podem ser usadas para lazer e outras de preservação ambiental. Desenvolvimento sustentável e responsável para gerar emprego e renda com respeito ao meio ambiente.
A Usina fornece energia pra as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Estado.