Aumenta número de mortes por pneumonia causada pelo vírus B da gripe

O número absoluto de mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave, um grave tipo de complicação pulmonar) decorrentes do vírus B aumentou mais de duas vezes, passando de 59 casos para 152.

Na temporada 2017 de gripe, o vírus influenza B chamou atenção: segundo dados do Ministério da Saúde, de 2016 para 2017, o número absoluto de mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave, um grave tipo de complicação pulmonar) decorrentes do vírus B aumentou mais de duas vezes, passando de 59 casos para 152. Já o percentual de casos de SRAG pela cepa B aumentou 13%, com 642 registros em 2016 contra 726 registros no ano passado.

Levando em consideração que a circulação do vírus influenza é imprevisível, a forma mais efetiva de se prevenir contra a doença é a vacinação. No entanto, nem todas as vacinas tem ampla proteção contra o vírus B, que, como visto, pode ser o responsável por grande parte dos casos de gripe. A influenza B representa cerca de 25% das cepas circulantes e causa epidemias aproximadamente a cada 2 a 4 anos, segundo estudos.

A vacina influenza trivalente contém duas cepas A e uma B, enquanto que a vacina quadrivalente proporciona maior proteção, pois contém uma cepa B adicional, (duas A e duas B). Nas campanhas nacionais de imunização, são utilizadas as vacinas trivalentes. As vacinas quadrivalentes estão disponíveis no Brasil desde 2015 em clínicas particulares e em campanhas realizadas dentro de empresas que oferecem o benefício da vacinação para os funcionários.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes