Enquanto Copel faz campanha de prevenção de acidentes com energia incêndios são registrados na região

As queimadas voltaram a assolar nossa região, (foto) nas proximidades do Recanto da Ilha (antigo Gauchinho) um incêndio de grandes proporções, pode afetar diretamente as linhas de transmissão elétrica e causar blecautes. No Paraná, foram registrados 41 acidentes com a rede elétrica em 2017. Em 2018, até agora, foram 25 ocorrências, sendo sete na construção civil, cinco na área rural, três em serviços, e dois em podas de árvores. Durante esta semana está sendo realizada campanha para alertar sobre os perigos com a energia elétrica

Sushi - Jornal Expoente Do Iguaçu
Haverá sorteio de um combo pelo Facebook dia 9 de novembro participe e concorra

Durante esta semana, voluntários da Copel em todo o Paraná vão às ruas para disseminar orientações sobre o uso seguro da energia elétrica. A XII Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica iniciou na segunda-feira (05) e reúne ações de empresas de todo o país, sob a coordenação da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Com o slogan “É aí que mora o perigo”, a campanha tem por objetivo prevenir os acidentes com choque elétrico no Brasil, atuando em seis frentes principais: construção civil, área rural, poda de árvores, instalação de antenas, furto de energia e cuidado com as pipas. A seleção dos temas é guiada pela estatística dos acidentes mais frequentes em diferentes regiões do país.

O amplo trabalho de conscientização tem mostrado bons resultados, traduzidos na queda do número de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia, nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revelam que desde que começou a fazer a campanha, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes, totalizando uma média de 838 acidentes por ano. Neste mesmo período, a média anual de mortes totais também caiu 14%, totalizando 293 mortes/ano, isto representa que foram evitadas 47 mortes/ano.

No Paraná, foram registrados 41 acidentes com a rede elétrica em 2017. Em 2018, até agora, foram 25 ocorrências, sendo sete na construção civil, cinco na área rural, três em serviços, e dois em podas de árvores.

Para fazer com que a orientação chegue à comunidade, voluntários visitarão canteiros de obras, cooperativas, lojas de matérias de construção e maquinários agrícolas, escolas e locais públicos com grande circulação de pessoas. A mensagem contida nas cartilhas e folhetos será reforçada também através de emissoras de rádio nas redes sociais.

Principais dicas da campanha

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar

materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Áreas rurais: cuidado ao operar tratores e maquinários altos perto da rede elétrica ou próximo aos fios laterais que sustentam o poste. As cercas devem ser aterradas e seccionadas; para eletrificação da cerca, é necessário utilizar aparelhos próprios para isto e sinalizar a cada 100 metros.

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes