O vice prefeito empresário, Anelso Ubialli, foi empossado no cargo de prefeito pela Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta quarta feira, 30.
Ubialli assumiu após o Legislativo cassar o mandato da prefeita Marlene Revers, por suspeita de inregularidades numa licitação de aquisição de bolos e salgados da Secretaria de Promoção Social. A denúncia foi feita por um cidadão comum, foi aceita pela casa e tem sido o assunto político do ano no município.
Após diversas tentativas de votação por parte da oposição (maioria da casa) com anulação da primeira sessão, liminares entre outras ações que impossibilitaram a análise e votação do Processo 001/2019, finalmente se chegou a um desenrolar. Porém tudo pode mudar a qualquer momento, segundo informação divulgada junto a defesa da prefeita
Na argumentação da defesa a sessão de 3 de outubro não teve validade. Acontece que na hora da votação, a vereadora Neusa Jacuboswski passou mau. Após a Sessão ser suspensa e retomada mais de uma hora depois, através de um requerimento, aprovado pela maioria dos vereadores, foi decidido a suspensão provisória da referida sessão para que Neusa participasse da votação, atitude amplamente reprovada pela situação. Acontece que na ausência da vereadora não haveria votos suficiente para a cassação.
A continuidade da Sessão havia sido marcada para o dia 23, porém, novamente não foi possível ser realizada por não localizar todos os vereadores para notificação.
Para realizar a votação o presidente Eleandro Silva divulgou em edital a referida continuação da Sessão, com ou sem a presença de Marisete Piasseski e Osni Soares da Silva, que estariam de atestado médico. Com os nove votos a favor e um contra foi decidido o afastamento definitivo de Marlene Revers do cargo de prefeita.
Logo após ser votado o processo, e elaboração da Ata,o vice Anelso Ubialli foi localizado para tomar posse. O mesmo estava em seu trabalho quando foi notificado e aceitou vir até a Câmara.
Após assumir o cargo Ubialli falou em continuidade dos trabalhos que estão sendo feitos pela administração, disse ter sido pego de surpresa com a ligação do presidente Eleandro, e foi até la a seu pedido. Afirmou que por enquanto não pretende substituir secretários. Ele também falou da relação com a Câmara; “Não tenho nenhum vereador inimigo, inclusive dentro do município não tenho adversário que se diga contra mim ou minha pessoa, sempre trabalhei certo e honesto, essa é minha parte”. Argumentando hoje não poder ir a prefeitura disse que amanhã estará no gabinete às 9h00 da manhã.
De uma maneira geral os vereadores presentes pediram a Anelso “mais participação nas discussões dos rumos do municipio” dando boas vindas ao agora empossado prefeito.
Fotos e reportagem Marco A. Pina/ Jornal Expoente do Iguaçu.