Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-PR) o Fepart, Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha começou na sexta-feira, 29, e termina no domingo, primeiro de dezembro. O Festival não pára de crescer e veio demonstrar a sua grande força artística dos Centros de Tradição Gaúcha em nosso estado e porque não dizer no Brasil em Quedas do Iguaçu.
Para se ter uma ideia das dimensões do evento é necessário somar mais de 40 CTGs e mais de 100 grupos artísticos todos se apresentando no mesmo festival nas categorias A e B envolvendo crianças e adultos. Diversas escolas e até Cmeis foram disponibizados para receber tamanha quantidade de pessoas já que nossa rede hoteleira está completamente lotada.
Desmontado muita desenvoltura jovens e adultos levam a sério os ensaios para promover verdadeiros espetáculos de cores e coreografias envolventes.
As alegorias podem ser comparadas até o carnaval nunca perdendo a tradicional bombacha e vestido de prenda vestido por jovens e adultos.
Sempre sob a torcida de pais ou amigos todos dançam com uma empolgação contagiante.
Promovido pela patronagem do CTG Pealando a Saudade com o apoio da prefeitura o Fepart é sem sombras de dúvidas um dos maiores eventos do Paraná e um divisor de águas em nosso município em matéria cultural.