“Faça bonito, quem fica calado também é culpado” Ação lembra o Abuso Sexual de crianças e adolescentes

Coragem para denunciar e acesso a conteúdos inadequados na internet foram principais temas do Dia da Exploração de Crianças e Adolescente lembrando: " Faça bonito, quem fica calado é culpado".

O Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado em Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) numa ação em frente à sede do Projeto Gente, instituição de apoio a crianças em situação de risco. A exemplo do ano passado não foi possível realizar a tradicional caminhada devido a Pandemia.  

Frente - Jornal Expoente Do Iguaçu
Img 20210514 Wa0086 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Participaram da iniciativa a presidente do Conselho Municipal da Criança e do adolescente, Cleonice Rodrigues, secretário de ação social, Jacir dos Santos, da cultura, Jair Fontanella e do Trabalho Helinton Pimentel.

Irma Eva - Jornal Expoente Do Iguaçu
Irmã Eva representou a Irmã Eliana Diniz (em viagem)

A representante da Irmã Eliana Diniz, que não esteve presente por força maior (está com seu Pai enfermo) foi a Irmã Eva (foto) lembrou da grande barreira neste dia “que não tenhamos medo de denunciar”. “Essa campanha não pode ficar somente no dia 18 de maio, mas todos os dias”. 

Jair - Jornal Expoente Do Iguaçu
Secretário de Cultura Jair Fontanella

O advogado e secretário de cultura Jair, se referiu a causa em termos advocatícios, “não conheço ninguém que goste de atuar na defesa de alguém, ainda que inocente, numa situação que envolva criança e adolescente”. Para Fontanella as formas judiciais nestes casos são um “universo complexo”, se referindo a Lei que é o princípio da ampla defesa. Ele se dirigiu as crianças pedindo pra elas não se deixarem envolver por questões de redes sociais. “Que tenhamos inteligência pra conseguirmos encontrar um caminho para vocês, nossa razão de viver”.  

Sicoob Novo - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

O Representante do prefeito Elcio Jaime da Luz (em viagem a Curitiba) o secretário de Assistência Social, Jacir, lembrou o apoio do projeto em sua vida com 15 anos quando conseguiu o primeiro emprego de carteira assinada. “Este cuidado e zelo com as crianças vem a muitos anos acontecendo”. “Como secretaria estamos nos dedicando, a gente sabe que temos muito a oferecer”. O secretário aproveitou a oportunidade para fazer a entrega dos chaveiros que as crianças de todas as escolas da rede municipal irão receber, com o telefone para denúncias de abuso.

1 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes Cleonice Rodrigues

A presidente do Conselho Cleonice contou à nossa reportagem sobre os casos de denúncia. “somente neste ano são mais de 20 casos de denúncia que chegou até nós”. Ela pediu pra todos “fazer a sua parte, afinal, muitas são as consequências, psicológicas, psicossomáticas na vida das nossas crianças”. Rodrigues também lembrou do fácil acesso a internet. “Os pais precisam colocar limites, a sexualidade precoce (crianças com namorado), as roupas, as formas de falar e comportamento”. E lembrou: “as crianças não podem ter acesso a certos conteúdos por isso aconselho aos pais limites, conversar com seus filhos, a educação sexual é muito importante, tudo começa dentro de casa” concluiu.         

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes