Prefeitos de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu entregam na Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB) os projetos para a estrada que ligará os dois municípios.
Na manhã desta terça-feira, 15, os prefeitos Elcio Jaime da Luz, (Quedas do Iguaçu), e Sezar Bovino e o vice Rildo Safraider (Rio Bonito do Iguaçu) centro-sul paranaense, entregaram em Curitiba, ao secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, os projetos para as obras da Estrada Rural da Integração e Reforma Agrária que ligará os dois municípios.
De acordo com o prefeito Elcio, “com a entrega dos projetos em definitivo pelos dois municípios, o Governo do Paraná poderá dar início à obra nos próximos meses e contemplar esse tão sonhado anseio da população da região, principalmente dos assentamentos por onde passará a estrada“.
Na semana passada foi confirmada ainda a construção da ponte sobre o Rio das Cobras que será construída em concreto armado e pré-moldada com cabeceiras e pilares em concreto armado, com altura livre de 5,00 metros e comprimento de 47,60m e 8,75m de largura. O valor estimado da obra é de 661 mil reais, sem contar as vigas que serão fornecidas pelo DER/PR.
O prazo de execução da obra assim que iniciar, de acordo com o Engenheiro Paulo Czarneski, coordenador da equipe de Engenharia é de quatro meses. Serão feitos retaludamento, levantamento leito estradal, sangradouros, bigodes, lombadas e cascalhamento, com extensão de 16 mil e 500 metros, sendo 13 mil e 900 metros com intervenção total. A largura da pista é de 8,00m, com 17cm de espessura, avaliada em 2 milhões, 170 mil reais.
Há mais de 10 anos (01/04/2010) uma Moção solicitada pela Associação Comercial Empresarial de Quedas do Iguaçu (Aciqi) com a assinatura do então presidente empresário Volmar Constantini, em conjunto com Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná pedia a pavimentação do trecho entre os dois municípios. O documento está nos arquivos da entidade.