Com a necessidade de unirmos esforços para resgatar aqueles alunos que não estão participando das aulas remotas, o Núcleo Regional de Educação (NRE) definiu o dia 24 de junho como Dia “D” de Combate ao Abandono Escolar.
Nossa reportagem esteve numa das principais escolas estaduais do município, Colégio Estadual Padre Sigismundo e conversou com o diretor José Carlos Moreira Pinto, com a pedagoga Mirian Macagnan e a aluna Ana Letícia do 1º ano de Administração. Por lá pelo menos 5% do total de alunos da escola estão sem participar das atividades online ou simplesmente “desapareceram” das aulas. Alguns participam de algumas atividades em matérias, porém, não fazem o mesmo ou nem aparecem para as demais. O resultado disso é uma evasão escolar assustadora.
“Estamos enfrentando uma evasão de alunos nunca registrados”, contou o diretor José Carlos. “Os alunos não estão nos mesmos telefones, dificultando nosso contato”. A pedagoga Mirian também demonstrou preocupação “no futuro esses alunos vão sentir na pele por deixar de participar das aulas”. A aluna Ana Letícia contou estar habituada com as aulas online. “Um fator curioso é não conhecer pessoalmente boa parte dos colegas de sala, já que tudo é virtual, mas já estou acostumada com isso” afirmou.
As principais medidas giram em torno de sensibilizar os pais para tomarem conhecimento das atividades dos filhos. “Temos alunos que mudaram o telefone pra contato e não informou a escola, ficamos sem ação para contata-los, é aí que os pais podem nos ajudar” ressaltou o diretor.
“Ações conjuntas, com o objetivo de conscientizar as famílias acerca da importância de os alunos realizarem as atividades, são cruciais também”, lembrou a pedagoga Macagnan. “Mesmo em tempos tão difíceis quanto estes, a escola está de portas abertas para receber, acolher e colaborar com todos”.