As investigações se iniciaram no mês de fevereiro, no Município de Quedas do Iguaçu, com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas local e reduzir o número de homicídios na Cidade, tendo em vista que grande parte desses crimes estava ocorrendo por disputas no tráfico.
Em Quedas do Iguaçu foi possível identificar o responsável pelo abastecimento de drogas na Cidade, sendo preso na sexta-feira, 9.
Com o avanço das investigações, um outro grupo criminoso foi identificado no Município de Ibema, onde o tráfico era comandado por uma mulher, que se intitulava “patroa” da cidade, sendo responsável em organizar e distribuir a droga em Ibema, Campo Bonito e Guaraniaçu.
A investigada era auxiliada por seu marido, que de dentro da cadeia pública, realizava os contatos com fornecedores.
Durante a investigação, usuários de drogas foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, após serem flagrados adquirindo drogas dos investigados, materializando o comércio de entorpecentes realizado pelo grupo.
Também foi realizada uma prisão em flagrante em Ibema, onde um dos vendedores subordinados à investigada, foi flagrado com 100 gramas de cocaína e 157 gramas de maconha, que após fracionamento, renderia 440 porções de droga, totalizando R$ 16.300,00 com a venda.
Em média, foi identificado pelo setor de investigação, que cada ponto de venda de drogas chegava a render R$ 800,00 reais por dia, sendo que uma era parte repassada à “patroa”.
Foram cumpridos no dia nove de julho, 10 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, resultando em 04 prisões em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e posse de arma de fogo. Os presos já possuem passagem pelo crime de tráfico de drogas e possuem idade entre 20 e 48 anos.
As investigações contaram com o apoio da Polícia Civil e Militar de Catanduvas e os mandados foram cumpridos pela Denarc de Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá, além da Delegacia de Polícia de Guaraniaçu, 15ª SDP de Cascavel, Decor e Pelotão de Choque da Polícia Militar.