A sexta-feira, 23, foi movimentada no meio político regional com a vinda do Chefe da Casa Civil do Paraná, deputado Luiz Augusto Silva (PSD) a Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense).
Por volta das 9h40 da manhã, ao desembarcar do helicóptero que pousou no Campo da PM, Guto Silva começou a cumprir uma extensa agenda no município a convite do prefeito Elcio Jaime da Luz (PSD) que esteve o tempo todo com o chefe de estado.
Entre as visitas a escolas, pavimentação asfáltica da Vila Dias, futuras instalações do Restaurante Popular (o primeiro numa cidade com menos de 100 mil habitantes), futuro Parque Campo Novo, Hospital Municipal e no ginásio Tarumã (será revitalizado), onde empresários apoiadores do Quedas Futsal entregaram documentação do projeto para disponibilização do benefício Nota Paraná.
Mas o assunto mais esperado seria a Estrada da Integração, revindicação antiga de Quedas e Rio Bonito do Iguaçu.
Guto Silva se dirigiu com a comitiva ao início da rodovia e afirmou na presença de diversas autoridades que “a construção da estrada é um compromisso do governo Ratinho Junior em poder ligar os dois municípios de uma forma definitiva”.
“Nós precisamos reorganizar toda a infraestrutura dessa região tão importante para o Paraná” avaliou. “Este é um sonho antigo Elcio (se dirigindo ao prefeito quedense) já encaminhados a Secretaria de Agricultura, e dentro de alguns meses teremos a oportunidade de vir aqui assinar a ordem de serviço com nosso governador e atender esse pleito” .“Este “elo” de ligação não é só pra Quedas e Rio Bonito, mas de toda uma região, será uma mão na roda” destacou.
O prefeito Cezar Bovino ressaltou que a estrada “liga as maiores cooperativas do estado, nossos projetos já foram protocolados com o secretário de agricultura Ortigara e esperamos agora as finalizações”. Bovino contou que em meados dos anos 90 já havia solicitado a pavimentação da estrada e luta por isso há mais de 30 anos.
O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, Gugu Bueno, disse ser “uma obra estratégica para a região”, na mesma linha de raciocínio o também deputado Marcio Pacheco (PDT) falou ser “uma honra fazer parte de uma história de um governo que realmente faz a diferença”. O Presidente da Câmara quedense, Adilson Polese, lembrou-se da amizade do prefeito Elcio com o governador e Ele (Ratinho) “estar colocando novamente Quedas do Iguaçu na agenda do estado do Paraná”. O presidente da ACIQI, José Carlos Marcon, considera “uma logística: essa história até hoje ficou na conversa e pelo jeito agora finalmente vai ser feita é um passo para o desenvolvimento de nossa região”. A representante da Araupel, Lina Maria Nunes de Farias, também acompanhou a visita do Chefe de Estado.
No Centro de Cultura Guto Silva foi sondado sobre a possibilidade de se candidatar na próxima eleição ao Senado, o anúncio extra-oficial foi do representante da Cohapar, Luiz Corti, Guto disse ainda “ser cedo para comentar o assunto”, porém, deu a entender ser pré-candidato ao cargo. Ele palestrou para diversos prefeitos, Juiz de Direito da Comarca, deputados, vereadores, secretários, empresários entre outras autoridades de toda região da Cantuquiriguaçu e oeste paranaense, falando sobre a retomada do crescimento, os desafios da pós-Pandemia e os números da atual gestão governamental.