Foto- Matéria Gabriela Dias (Assessoria) foto – Jonathan Campos
Informação foi confirmada pelo CEO da empresa, Norton Fabris, ao governador Ratinho Júnior
Às vésperas de comemorar 49 anos, a Araupel, empresa fabricante e exportadora de componentes de madeira para a construção civil, anuncia um investimento de R$ 40 milhões na ampliação de sua fábrica em Guarapuava (PR), com a criação de mais 100 empregos, além das 800 vagas geradas na região. A novidade foi informada pelo CEO da empresa, Norton Fabris, ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, durante audiência nesta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba onde também esteve presente o prefeito de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) Elcio Jaime da Luz, assessor Carlos Lins e o procurador do município Anorosval Colombo.
Com unidades em Guarapuava e Quedas do Iguaçu, a Araupel emprega diretamente 1,7 mil colaboradores e gera ainda cerca de 5 mil empregos indiretos. “Desde 2014, já investimos R$ 400 milhões na fábrica de Guarapuava, que é sem dúvida uma das mais modernas do Brasil. Devido à excelência do produto, feito aqui no Paraná, conquistamos alguns dos mercados mais exigentes do mundo, como o norte-americano”, afirmou Norton Fabris ao governador.
No encontro, Ratinho Júnior agradeceu e comemorou o investimento da Araupel no Estado.
A Araupel
A Araupel é a segunda maior fabricante brasileira no setor da madeira. Possui 1,7 mil colaboradores e atende o mercado da construção civil e arquitetura de interiores. Reconhecida pela qualidade de seus produtos, tem conquistado mercados exigentes, como o norte-americano. No Brasil, a empresa foi pioneira a produzir molduras com a tecnologia finger-joint, sistema em que as peças apresentam maior estabilidade e ficam livres de defeitos. Outro diferencial é a customização de acordo com as necessidades do cliente, além dos cinco mil modelos de moldura disponíveis no catálogo.
A empresa possui, há quase 20 anos, a certificação da Cadeia de Custódia (FSC-C128572) do Forest Stewardship Council® (FSC®). Nessa modalidade, o rastreamento é completo, desde a origem, passando pelo processo produtivo, até a entrega do produto ao consumidor. Isso significa que a Araupel atende os princípios de otimização dos recursos naturais de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. O reconhecimento concedido por essa certificação é requisito para quem atua no setor de produtos florestais em cadeia mundial.
A Araupel também integra duas associações norte-americanas, que a habilitam internacionalmente, de acordo com as especificações técnicas e o padrão de qualidade exigidos pelo mercado: a Moulding & Millwork Producers Association e a World Millwork Alliance. No cenário nacional, a empresa faz parte da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI).
Sustentabilidade de ponta a ponta
Uma das marcas da Araupel é a sustentabilidade de ponta a ponta. Um exemplo, entre os produtos, é o Araupellet, que representa uma alternativa compacta e ecológica para gerar calor em caldeiras e queimadores de grandes e pequenos negócios. Tem baixo custo quando comparado a fontes de energia térmica — como diesel, gás e combustíveis fósseis. É reconhecido pelo IBAMA como um combustível ecologicamente correto, sem riscos de explosão, cheiro ou fumaça, trazendo segurança e qualidade.
Na Araupel, tudo é reaproveitado. A biomassa é utilizada por mais de 50 empresas do Paraná, entre elas BRF, Copacol, Arauco do Brasil, Klabin, Iberkraft, Vibra e Caltec. Além das questões ambientais, a empresa também contribui em diversos segmentos, desde a indústria alimentícia até a produção de papel, já que a biomassa permite diversas aplicações.