A Praça Pedro Alzides Giraldi recebeu na manhã desta sexta-feira, 10, a população para a Caminhada Setembro Amarelo, objetivando chamar a atenção da comunidade para a sensibilização pela Valorização a Vida e Prevenção ao Suicídio.
Organizada pela Secretaria de Saúde de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) profissionais de entidades, entre elas o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) participaram do ato evidenciado pela cor amarela em camisetas e cartazes com referência ao tema.
O prefeito Elcio Jaime da Luz, acompanhado da vice Edith Maier, vereadores e secretários participaram da caminhada composta em sua grande maioria por jovens alunos e apoiadores da causa. O passeio teve iniciou na praça passando pelas ruas Marfim, Quiri, Avenida Pinheirais, Carvalho, Jacarandá até a Rua Juazeiro no ponto inicial.
“Hoje estamos aqui juntamente com as escolas para abraçar essa população e valorizarmos a vida”, concluiu dizendo ser “uma caminhada de reflexão celebrando a gratidão”.
“Essa é uma ação de prevenção ao suicídio sabemos ser um problema social presente na nossa comunidade temos vários pacientes atendidos na nossa UBS e no Hospital Municipal com ideação suicida e essa população precisa ser atendida pelos profissionais de saúde”, disse a secretária Raquel Preto à reportagem do JE. “Hoje estamos aqui juntamente com as escolas para abraçar essa população e valorizarmos a vida”, concluiu dizendo ser “uma caminhada de reflexão celebrando a gratidão”.
“Hoje investimos 32% de nossa arrecadação em saúde, acima do limite para a atender a nossa população, ainda estamos segurando esse rojão, nesse período de dificuldades com a Pandemia que não foi fácil”
Elcio Jaime da luz
O prefeito Elcio Jaime lembrou da importância do investimento do Centro de Atenção Psicossocial sendo com “recursos próprios da prefeitura”, para o atendimento as pessoas que sofrem com ideação suicida, destacando que o orçamento para saúde é maior do que o previsto pela lei estatutária que é de 25%. “Hoje investimos 32% de nossa arrecadação em saúde, acima do limite para a atender a nossa população, ainda estamos segurando esse rojão, nesse período de dificuldades com a Pandemia que não foi fácil”.