As festividades alusivas a Semana Faroupilha no CTG Pealando a Saudade, de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) promovida em conjunto com a Secretária de Cultura começaram no sábado, 11, com a tradicional Cavalgada da Cia Batendo o Casco.
Se deslocando do vizinho município de Espigão Alto do Iguaçu e passando pelas ruas centrais da cidade de Quedas a comitiva chegou por volta das 19h00 na frente do Galpão Criolo, em companhia do tradicionalista Marco Antônio da Silva, o patrão Adriano Ribeiro trouxe a tocha para acender a Chama Crioula.
Após a confraternização da chegada dos cavaleiros e amazonas aconteceu a abertura oficial com a participação de autoridades municipais, entre elas, o prefeito Elcio Jaime da Luz, vice Edith Maier, presidente da Câmara, Adilson Polese e secretário de cultura, Jair Fontanella e o entusiasta e ex patrão da entidade Eradi Carneiro Buss Dutra.
“Tenho muito orgulho do CTG Pealando a Saudade e voltar aqui na condição de secretário de cultura, mais ainda pelo prazer de reencontrar o Valdomiro Maicá no qual tive o privilégio de julgar num festival”, lembrou Fontanella.
“Cultura nada mais é que voltar a nossas raízes e nada melhor que o nativismo para isso”. Jair aproveitou para anunciar para o ano que vem a volta do Pealo da Canção, festival nativista que marcou época.
Ao utilizar a palavra o prefeito recordou da época quando foi realizada Semana Faroupilha em conjunto com a Itaipu BiNacional na qual teve o apoio do Deputado Giacobo. “O CTG é saudável, como disse a vice prefeita, é bom estar aqui, é toda a gauchada irmanada em todos os setores” disse.
Antes do show começar Valdomiro Maicá foi presenteado com um troféu da ave símbolo do Gralha da Canção (Gralha Azul) para lembrar do festival ora anunciado ainda para esse ano.
Quem for ao CTG irá observar uma nova estrutura logo na chegada com o asfalto feito pela atual administração na estrada de acesso a entidade.
A Semana que Faroupilha irá até o próximo domingo com extensa programação confira no quadro abaixo.