Cerimonial na manhã desta quinta-feira, 28, aconteceu a passagem de função do cargo de supervisor da Posto da Brigada Comunitária de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense).
O 3º Sgt. QPM 2-0 Antonio Ademir Batista Falkembak, (entrou de férias passando para a Reserva Remunerada), e quem assumiu em seu lugar foi o Cb. QPM 2-0 Ércolis Eurico Ferreira Lopes.
Autoridades dos três municípios (Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Espigão Alto do Iguaçu) da abrangência do Posto se fizeram presentes para prestigiar a transmissão de cargo.
Homenagens
Após a leitura do Elogio Individual o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares – 4º BBM, tenente-coronel Rogério Lima de Araújo fez uso da palavra dizendo ser “Quedas uma das Brigadas mais importantes da corporação” por sua localização estratégica. O Coronel lembrou da distância de Cascavel em qualquer ocorrência “desta forma quando acontece qualquer desastre chegamos mais rápido na ocorrência”.
“Somos muito gratos ao Sargento por todos os anos de colaboração, e isso é um desafio o Bombeiro assumir a supervisão de um serviço tão importante, e Ele assumiu essa responsabilidade numa época em que os recursos eram mais escassos” ao final de seu discurso lembrou de 2014, quando choveu mais de 400 milímetros em três dias “pontes, encostas, comunidades isoladas atendemos a toda comunidade, é gratificante todo o trabalho que o Antonio liderou aqui”.
O prefeito Elcio Jaime da Luz (em viagem a Brasília/Curitiba) foi representado pelo assessor Emerson Prado. “Ser bombeiro é uma das mais belas e nobres profissões por salvar vidas”, em nome do prefeito Prado parabenizou o Sargento por seu histórico trabalho realizado em nome da comunidade e desejou “boas vindas ao Cabo Ércolis e dizendo poder sempre contar com o apoio do executivo municipal, nós não mediremos esforços para estar dando melhor qualidade de vida a nossa gente, desejando sucesso”.
“Elogio esses bravos guerreiros da Defesa Civil é um prazer trabalhar com essa equipe” Sargento Antonio.
“Elogio esses bravos guerreiros da Defesa Civil é um prazer trabalhar com essa equipe” Sargento Antonio Falkembak .
Comentou a formação dos mais de mil Brigadistas formados, no qual foram 225 noites de aulas e fora os dias de prática “se teve um sucesso vocês são responsáveis como os demais” agradeceu. “Quedas do Iguaçu tem mais de 50% de casas de madeira e dependendo a situação uma residência dura sete minutos para se consumir e nós temos o menor índice dessas casas incendiando, porque as pessoas (Brigadistas) foram levando informação e os cuidados dentro das casas mudando a concepção”. Lembrou também da chegada do SAMU contou que “ficavam até às 20h00 e tinha apenas uma ambulância velha “era a salvação”. “Fizemos mais de sete mil atendimentos e só na minha parte em torno de 2.247 e no total passou de 12 mil enquanto estive aqui”. Lembrou a ocasião de ter mais 600 focos de incêndio na região “sempre falava aos atendentes pelo menos as pessoas, edificações e animais temos que salvar, nós nunca vamos conseguir resolver o problema do mundo”.
“Houve entendimento de uns e desentendimentos de outros, mas fizemos tudo o que estava a nosso alcance”. Emocionado desejou sorte ao novo Supervisor afirmando sair de “alma lavada e coração grato”.
E se o coração “estava grato” a tradição da despedida de um Bombeiro, foi emocionante e fez o Sargento sair pelo menos molhado, os colegas do Posto utilizaram a mangueira do caminhão para dar o tradicional banho nele de despedida.