A 19ª edição do Encontro de Conselheiros Tutelares reuniu nesta quarta-feira, 9, no Centro Cultural de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) mais de 50 municípios.
Realizado pelo Conselho Tutelar do município e com a parceria da Associação dos Conselheiros Tutelares do Centro do Paraná ACTCENTRO e prefeitura (Secretaria de Assistência Social) o encontro teve por objetivo qualificar e ampliar o conhecimento dos Conselheiros Tutelares e dos Agentes de Operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
Pela manhã após a cerimônia inicial que contou com presença de diversas autoridades, destaque para o prefeito Elcio Jaime da Luz, vice Edith Maier, secretário de ação social, Jacir dos Santos e a presidente da ACTCENTRO Vilma Aparecida de Paula que dirigiu os trabalhos até às 11h30. Entre as atrações do evento o Projeto Gente apresentou a peça Diante dos Olhos, organizada pelo professor Adão com os alunos da entidade.
A tarde após a apresentação musical do interprete de Quedas do Iguaçu, Joelcio Vieira, começaram os trabalhos com a participação do Promotor da Infância e Adolescência da Comarca Quedense, Vinícius Henrique Bofo, aconteceu a palestra com o também promotor de justiça titular da 21ª Vara Cível de Curitiba/PR, Dr. Murilo José Digiácomo com o tema “Atribuições e Ações do Conselho Tutelar na Rede de Atendimento”.
Em entrevista ao JE doutor Murilo (foto) destacou a importância da prevenção. “Nós podemos agir com rapidez para que qualquer situação seja enfrentada e solucionado o quanto antes, aí a necessidade de nós debatermos as melhores formas de atuação, não só o Conselho Tutelar, mas dentro do sistema de garantia dos direitos da criança”. Ele argumenta que “se cada um souber qual é o seu papel e o que cabe a ele fazer e o que cabe os demais fazerem desenvolvendo o espirito de atuação conjunta e ver a Lei de forma integrada e articulada harmônica, a gente vai conseguir que cada um dê sua contribuição com maior eficiência, e “o todo” consiga atingir situações que talvez hoje não estamos conseguindo com prevenção chegar antes do problema ou chegar logo para não se agravar“.
O promotor Vinícius destacou que este tipo de evento de capacitação da Rede de Proteção são de “tremenda importância”. Ele disse tentar através da Procuradoria da Infância sempre manter a conversa, pois a capacitação constante, é imprescindível para o atendimento de crianças e adolescentes que demandam e estão em situação de risco, isso é previsto e exigido por lei. Bofo demonstrou estar feliz pela presença do Doutor Murilo para Ele uma referência nacional nos direitos da infância e juventude. “Com certeza agrega em muito o conhecimento para todos nós, Eu sou ouvinte e aprendiz Dele, é uma honra Quedas do Iguaçu receber um evento dessa importância”. “Nós sabemos da necessidade das nossas crianças e o CT precisa estar cada vez mais capacitado e preparado é sempre melhor”. Para doutor Vinícius o congresso “coloca o município no mapa de desenvolvimento em trabalho em favor e proteção da infância e da juventude”. O trabalho de organização do evento feito pelos conselheiros locais.