A cultura da erva-mate tem retomado nos últimos tempos a sua importância em termos econômicos gerando de uma forma geral renda para a agricultura familiar e empresarial, sendo utilizada não somente para o chimarrão, mas numa enormidade de produtos inclusive com possibilidade de exportação com a demanda crescendo nos dias de hoje. Com base nisso Secretaria de Agricultura de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) lançou na tarde de terça-feira, 5, nas dependências do Centro de Cultura o Programa de Incentivo ao Plantio de Erva-mate.
Cerca de 100 produtores se fizeram presentes na cerimônia que contou com as presenças de autoridades municipais e regionais, entre elas, o prefeito quedense, Elcio Jaime da Luz, vice Edith Maier, vereador Claudelei Torrente, representando a Câmara de Vereadores, gerente regional o ITR-PR, Delmar Fracasso, presidente da Aciqi, José Carlos Marcon e cerca de 100 produtores interessados para contanto e firmação no Programa desenvolvido com a contra partida do município somando 350 mil reais.
O prefeito Elcio Jaime da Luz classificou o programa como “futurístico”, tendo em vista ser algo que dará resultado somente daqui alguns anos. “Essa foi uma ideia vinda da população, e isso demonstra que nós escutamos as sugestões da nossa gente, e a presença marcante de nossos produtores demonstra o interesse todos acataram e querem fazer parte do programa”.
“É importante um programa desses por existir em toda propriedade aquelas áreas que não são utilizadas ou aproveitadas, tanto na beira dos rios que pode ser feito o adensamento das matas ciliares e preservação permanentes, então a erva-mate entra neste aspecto como fundamental “, analisou Delmar Fracasso, gerente Regional da IDR-PR (antiga Emater). “Temos que parabenizar a administração do prefeito Elcio Jaime e com certeza num futuro próximo será um grande sucesso com retorno financeiro aos produtores” concluiu. A IDR-PR dará assistência técnica aos produtores no plantio inclusive com profissionais de outras regiões.
“O prefeito Elcio já vinha trabalhando essa ideia desde o tempo de campanha, e deu certo porque a erva-mate está num pique de preço bom irá animar o pessoal na cultura na expectativa de ganhar dinheiro no futuro, já no terceiro ano em diante acredito que o pessoal já poderá vender alguma coisa”, destacou o secretários de agricultura, Alcindo Penso.
Logo após o cerimonial a engenheira florestal, formada pela Universidade Federal do Paraná, MBA em Gestão Florestal Vivian Rank Kernininski ministrou palestra aos presentes.
Terá um limite máximo de 5.000 mudas por dia no viveiro para retirada e cada uma ficará com preço risório tendo em vista a contra partida da prefeitura, o agricultor que tiver interesse deve comparecer na Secretaria de Agricultura para se inscrever.