Projeto que proíbe linguagem neutra no Paraná começa a ser debatido na Comissão de Educação da AL

400X400 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

O projeto de lei 663/2020 que visa proibir o uso da * linguagem neutra pela administração estadual começou a ser discutido, na manhã desta quarta-feira (13), na reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná. O PL obteve parecer favorável do relator, mas recebeu um pedido de vista e teve a votação adiada. Para o relator, a linguagem de gênero não está disposta na nossa gramática oficial e, portanto, não deve ser utilizada.

Eletro - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

O projeto de lei proíbe a utilização da neutralidade de gênero nas instituições de ensino mantidas pelo Estado do Paraná, em bancas examinadoras de concursos e seleções realizadas ou contratadas pelo poder estadual, na publicidade institucional, informativos, circulares, e-mails, memorandos, documentos oficiais, currículos escolares, editais, provas e exames.

A proposta volta a ser analisada novamente pela Comissão de Educação na próxima quarta-feira (20).

A linguagem neutra se caracteriza pela utilização de outras vogais, consoantes e símbolos que não identifiquem o gênero masculino ou feminino, gerando alterações ortográficas nas palavras.

Inviolavel - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

*O que é linguagem neutra é exemplos?

Neste tipo de linguagem, substitui-se os artigos feminino e masculino por um “x”, “e” ou “@”. A palavra “todos” ou “todas”, por exemplo, na linguagem neutra ficaria “todes”, “todxs” ou “tod@s”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes