Os Cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem sido uma excelente opção a população de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense). Somente em 2021 mais de 700 pessoas se formaram através da vinda das Carretas do Conhecimento que estacionaram na praça Pedro A. Giraldi. Foram 35 cursos das mais variadas profissões numa parceria com Prefeitura Municipal através da Secretaria de Trabalho.
E na noite desta segunda-feira, 08, no Centro Cultural, aconteceu a aula inicial de quatro Cursos dois Técnicos em Qualidade (com duração de um ano e meio) e dois em Vestuário, onde mais de cem alunos estão inscritos. Representantes do Senai e da prefeitura estiveram participando, em mais esta oportunidade para qualificação profissional, num ensino reconhecido no Brasil inteiro e desta vez, totalmente gratuito, não apenas para os alunos, mas para o município, que não terá despesas, num investimento histórico no setor chegando próximo a casa de um milhão de reais.
Na abertura do evento o Secretário do Trabalho, Helinton Pimentel fez uma pequena prestação de contas de sua pasta, destacando principalmente a geração de empregos, uma das maiores em percentual por população de nossa região, superando a média estadual e nacional. Ele também anunciou o início das obras do Centro Tecnológico (TecQuedas). “Nós batalhamos para angariar esses recursos e agora através da filiação a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e emenda parlamentar de nosso deputado conseguimos quinhentos mil reais para tirar do papel e iniciar a construção do nosso Centro Tecnológico para formar Programadores, terá cursos de inglês, espanhol, startups, desenvolvimento de software gratuitamente”. Pimentel lembrou que a demanda de programadores somente no Paraná passa de 150 mil.
Sobre o assunto a Consultora do Sistema Fiep, Daniele Decarli, comentou que “a vida universitária está meio obsoleta nos moldes da evolução rápida das coisas e a necessidade de conhecimento em curto prazo e prático e, isso se traz muito bem nos cursos técnicos especializando as pessoas”.
A respeito do curso hora iniciado Daniele destacou que “são 120 matrículas que irão mudar a vida dessas pessoas, muitos se deslocavam a Francisco Beltrão e pagavam R$260,00 (duzentos e sessenta reais por mês) pra fazer esse curso e hoje veio em regime de gratuidade pro município, só multiplicar por 24 meses e veja qual o ganho de cada pessoa contemplada por isso enfatizamos não haver desistência porque, se houver, a pessoa irá tirar a oportunidade de alguém”, concluiu Decarli..
“É uma proposta do Senai em acreditar na população quedense, o que a gente viu o ano passado no início do projeto das carretas (Unidades Móveis estacionadas na praça) entendemos que todos queriam esse investimento, não tivemos esforço nenhum pra fechar as turmas todos se dirigiam a Agência do Trabalhador queria sua inscrição e no final pelo menos 700 novos profissionais se formaram”, destacou Jaqueline Campos Coordenadora de Educação, uma das representantes do Senai. “Agora é uma continuidade, as pessoas os alunos engajados pediam mais que as formações curtas (aperfeiçoamentos) e o prefeito Elcio Jaime atendeu a necessidade do público e empresários, acreditou na sua gente fazendo o convite Senai trazer desta vez a formação técnica profissional”. Pra finalizar Jaqueline evidenciou que “não é custo, isso é investimento e terá um reflexo por muitos anos, aquilo plantado em 2021, com a iniciativa de trazer as unidades móveis irá refletir, investir em conhecimento, não tem erro, isso é acreditar que a educação pode transformar”.