E neste 26 de setembro se comemora no Brasil o Dia Nacional do Surdo para saber o que significa a data nossa reportagem procurou o pessoal da Associação de Surdos de Quedas (ASQ) em Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense).
A conversa foi com a presidente da ASQ Verlaine Schmoller, que em meados de 2003 ajudou fundar a instituição.
Para Ela “esse dia é especial porque se deu conta do processo de conquista dos surdos que os mesmos vem tendo, e nós como associação é gratificante poder auxiliar em suas trajetórias, já temos uma história”.
Hoje a ASQ tem 45 surdos atendidos entre os que vão na escola e os ingressados no mercado de trabalho. “Nossas empresas tem nos acolhido com muito carinho e proporcionado que eles estejam trabalhando com o nosso auxílio na comunicação onde colocamos uma professora intérprete no que for necessário com isso todos praticamente estão empregados”. contou ainda que três alunos já estão com graduação, ou seja estão cursando faculdade e contam com o auxílio no suporte aos trabalhos.
A ASQ faz integração com escolas de surdos de toda região onde eles conversam e dividem experiências numa espécie de comunidade ouvinte e durante a Pandemia realizou um trabalho nas residências de visitas domiciliar dos alunos por a família encontrar dificuldades com a comunicação.
O mais novo projeto (seria mais um desafio) será receber pelo menos cinco bebês, porém o espaço da sala é insuficiente não suporta essas crianças, porém, o projeto com a prefeitura e Rotary poderá mudar essa realidade construindo uma sala especial para crianças pequenas. Somente a partir dos dois anos idade é possível se faze a linguagem de sinais chamada de língua materna.
A escola localizada no Jardim Floresta junto a escola do bairro atende todas as tardes inclusive alunos do vizinho município de Espigão Alto do Iguaçu ee quem desejar conhecer o trabalho as portas estão abertas para maiores informações.