Cooperativas de crédito avançam e contribuem para empoderamento financeiro dos associados

Neste 20 de outubro, Sicredi celebra o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, buscando melhorar a vida das pessoas

Anuncio Jornal Expoente Meia Pagina 26X16Cm - Jornal Expoente Do Iguaçu

Com mais de um século de atuação no Brasil, o cooperativismo de crédito reúne cerca de 13,9 milhões de associados em todo o país. O número registrado em 2021 é 17% superior ao do ano anterior, segundo o AnuárioCoop 2022. O levantamento ainda revela que o setor gera mais de 89 mil empregos diretos, fomentando o desenvolvimento regional e geração de renda nas áreas de atuação.

BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS E REGIÕES

Esses benefícios estão sendo sentidos por cada vez mais brasileiros, em municípios de pequeno, médio e grande porte. Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, as cooperativas do Sicredi ampliaram a atuação e inauguraram 51 agências em 2022. “O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados que temos em de todo o país, os quais exercem papel de donos do negócio. Além disso, no cooperativismo de crédito, os resultados positivos gerados, popularmente conhecidos como sobras, retornam ao associado, gerando prosperidade ao agregar renda por meio de tarifas e taxas mais justas, além de serem reinvestidos na própria cooperativa e, por consequência, provocando mais desenvolvimento regional”, enfatiza o presidente da Central PR/SP/RJ Manfred Dasenbrock.

Para o presidente da Sicredi Grandes Lagos PR/SP, Orlando Muffato, os benefícios vão muito além dos números. “A nossa cooperativa como uma das filiadas ao Sistema Sicredi, vem contribuindo muito com a economia das comunidades onde estamos inseridos, principalmente disponibilizando produtos e serviços com diferenciais competitivos, além das inúmeras ações sociais que beneficiam milhares de pessoas e entidades”, destaca o presidente Orlando Muffato.

PARCERIA COM O AGRONEGÓCIO É DESTAQUE: SICREDI É VICE-LÍDER EM CRÉDITO RURAL NO PAÍS

Com raízes no campo, o cooperativismo de crédito tem um histórico de parceria com o produtor rural. Durante o Plano Safra 2021/2022 o Sicredi liberou R$ 37,3 bilhões em crédito rural para produtores associados de todo o país. A cooperação com o campo tem consolidado a instituição como a segunda maior financiadora do setor agro nacional, posição que o Sicredi também alcançou no ranking mais recente da Febraban.

TRIPÉ ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL: A FORTALEZA DO SICREDI

O Sicredi integra o Pacto Global desde fevereiro de 2020. Conectada aos princípios do cooperativismo, a instituição financeira cooperativa já desenvolve, ao longo de sua história, projetos que estão diretamente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes