A informação é do Panorama da solar fotovoltaica no Brasil e no mundo, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica
Minas Gerais é o estado que mais utiliza energia solar no Brasil. A informação é do Panorama da solar fotovoltaica no Brasil e no mundo, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, e que faz um panorama sobre a energia limpa no país. Ao todo, a região é responsável por 15,5% de toda a energia solar do país.
Ainda de acordo com o levantamento, Florianópolis é o município que mais se destacou nesse sentido.
Por que Minas Gerais?
O estado dispõe de aproximadamente 330 sistemas responsáveis por gerar energia solar. Minas possui 20% de todos os sistemas do país, a maioria deles nas cidades de Uberlândia, Belo Horizonte, Betim, Sete Lagoas e Montes Claros. Minas Gerais aproveitou a redução dos custos de instalação dos sistemas de energia solar. Nos últimos 10 anos, o investimento ficou aproximadamente 80% mais barato.
Matrizes energéticas no Brasil e no mundo
O petróleo corresponde a 33% da matriz energética mundial. Enquanto que carvão 27%, gás 24%, hidroelétrica 6%, nuclear 4%, eólica 2%, biocombustíveis, solar e outras correspondem a 1% cada. Ou seja, apenas uma pequena parte é energia limpa.
No Brasil, o cenário é diferente. De acordo com o levantamento da ANEEL/ABSOLAR energia hídrica corresponde a 52,6%, eólica 10,9%, solar fotovoltaica 9,7% e gás natural 8,0%. Biogás e biomassa chegam a 7,9%, petróleo e outros fósseis 4,3% Portanto, a fonte de energia renovável mais utilizada é a solar.
O emergente mercado de energia solar no Brasil
O mercado de energia solar tem crescido a cada ano. Isso se deve a três fatores: mudanças climáticas, incentivos do governo e irradiação. Só para ilustrar um pouco do crescimento, a potência instalada (MW) no Brasil saltou de 7 MW em 2012 para expressivos 7.766 MW no ano de 2020.
Entre os principais benefícios da fonte solar está a economia gerada, de até 95%, e a redução de danos ao meio ambiente. Afinal, cerca de 28,7 milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono) serão evitadas. Além disso, mais de 607,4 mil empregos gerados aos brasileiros.
A proteção contra a inflação energética é mais uma vantagem. Em virtude da crise no setor elétrico, os preços tendem a subir mais do que o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), o principal índice brasileiro de inflação. O problema não existe para os adeptos da energia solar, pois eles podem gerar sua própria energia.
Vale lembrar que trata-se de um investimento, não um gasto. O retorno financeiro será mensal, por mais de 25 anos de vida útil do sistema. Em alguns casos, adquirir energia solar pode ser mais vantajoso que investir na bolsa de valores.
A média para o retorno em domicílios brasileiros é de aproximadamente 3 anos. Desse modo, serão 22 anos de energia limpa e gratuita. Muitas pessoas já aproveitam os benefícios da energia solar fotovoltaica, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
Estados que mais geram energia solar
Moradores de todas as partes do Brasil conseguem aproveitar da energia solar, mesmo em lugares onde o sol aparece pouco.
O ranking estadual segue com São Paulo (13,2%), Rio Grande do Sul (11,2%) e Mato Grosso (6,2%). A seguir, confira a relação completa:
1º – Minas Gerais (15,5%);
2º – São Paulo (13,2%);
3º – Rio Grande do Sul (11,2%);
4º – Mato Grosso (6,2%)
5º – Santa Catarina (5,4%);
6º – Paraná (5,4%);
7º – Goiás (4,8%);
8º – Rio de Janeiro (4,3%);
9º – Bahia (4,3%);
10 – Ceará (3,4%);
11º – Mato Grosso do Sul (3,4%);
12º – Pernambuco (3,1%);
13º – Pará (3,0%);
14º – Maranhão (2,5%);
15º – Rio Grande do Norte (2,2%);
16º – Espírito Santo (2,1%);
17º – Piaui (1,9%);
18º – Paraíba (1,6%);
19º – Tocantins (1,3%);
20º – Distrito Federal (1,2%);
21º – Rondônia (1,2%);
22º – Alagoas (1,0%);
23º – Sergipe (0,6%);
24º – Amazonas (0,6%);
25º – Acre (0,3%);
26º – Roraima (0,2%);
27º – Amapá (0,1%).
É possível ligar todos os aparelhos domésticos com energia solar?
Uma residência com energia solar pode ter os mesmo aparelhos eletrônicos que uma casa com energia fornecida pelas concessionárias. Portanto, televisão, geladeira, computador, chuveiro elétrico, microondas, máquina de lavar e, ar-condicionados funcionam normalmente.
Os aparelhos movidos a luz solar ajudam a aliviar o calor de dias quentes, sem prejudicar o meio ambiente. Trata-se de uma energia 100% limpa, que ajuda no combate do aquecimento global.