Na quarta-feira,19, (Dia do Índio) o Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu recebeu quase 140 crianças indígenas guarani da Aldeia Pinhal do Espigão Alto do Iguaçu, para uma visita à exposição de artes, sessão de cinema especial e um lanche da tarde, em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Conforme o gestor de cultura da instituição, Eradi Dutra, a ideia era proporcionar um dia diferente às crianças, dando a elas a oportunidade de um intercâmbio cultural. “O Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu é um espaço democrático e acessível a todos. Essas crianças vivem em uma aldeia longe da cidade, e muitas que vieram aqui ontem, ainda não conheciam Quedas, e nunca tinham tido a experiência do cinema. Para nós é uma alegria poder proporcionar esse intercâmbio cultural a elas”, comenta.
As crianças são do Colégio Estadual Indígena Valdomiro Tupã Pires de Lima. Dois grupos visitaram o Centro de Cultura, pela manhã um grupo de crianças e adolescentes do 6º ao 3º ano, e pela tarde os pequenos da educação infantil.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas, popularmente conhecido no Brasil como “Dia do Índio”, para a professora indígena bilíngue, Jum Célia Jera, esposa do Cacique Antoninho Karay Delani, é um dia que representa muita luta.
“Nós sofremos muito, e essa data representa nossas batalhas vencidas pelos nossos antepassados, e hoje em dia também, lideranças indígenas no mundo inteiro ainda lutam para reconquistar nosso espaço e fortalecer nossa cultura para nossas futuras gerações”, explica.
Segundo ela, trazer as crianças da aldeia até o Centro de Cultura foi muito importante. “O mundo que vivemos é totalmente diferente, mas estamos buscando que as nossas crianças também conheçam esse mundo não indígena, para que elas possam estar buscando conhecimento e trazendo para a comunidade indígena, comenta Jerá.
As crianças tiveram uma sessão de cinema especial com o filme mais recente do Gato de Botas, puderam visitar a exposição de artes dos artistas quedenses e ainda ganharam um lanche especial.
Este evento faz parte de um plano de atividades do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio ENGIE. Realização Associação do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.