A Escola Santos Dumont localizada no Bairro Alto Recreio de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) foi invadida por vândalos na madrugada de domingo, 11.
Segundo as primeiras informações alguns adolescentes provavelmente menores de idade seriam os autores da invasão. Os meliantes reviraram livros, destruíram trabalhos escolares, fizeram um verdadeiro quebra-quebra na sala do Pré 01 da instituição, (onde ficam as crianças com 4 e 5 anos), porém, o que mais chamou a atenção foi o recado escrito no quadro deixado pelos invasores. “Não sabem quem somos. Isso é um aviso!” e ao lado desta escrita a palavra “morte” duas vezes e por fim “vcs vão morrer por nóis”.
Numa rede social a direção da escola relatou que por volta das 2h30 da madrugada de domingo, 11, o pessoal do monitoramento ligou para a diretora que se deslocou até a local. Foi acionada a polícia feito o Boletim de Ocorrência sendo que o investigador da Civil já entrou em contato com a diretora, segundo Ela, “já tem a descrição de quem cometeu o crime. “Eram crianças e adolescentes entre 10, 12 e 14 anos, que foi relatado pelo pessoal do monitoramento quando o mesmo chegou e Eles fugiram, pelas imagens das câmeras estão tentando identificar os responsáveis” disse.
Entramos em contato com a Secretaria de Segurança do município e o secretário Sargento Andrade disse estar esperando apenas a identificação dos jovens. “Só estamos tentando identificar as crianças para pedir internação perante ao judiciário” . Indagado sobre a vigilância o secretário argumentou que “os vigias estão lotados de dia nas creches, por isso que não temos a noite, estamos licitando a contratação de mais vigias para atender todas as demandas nossa prioridade são as crianças”.
Desde o ataques a escolas acontecidos em Santa Catarina as escolas quedenses estão tendo vigilância diária, porém, ainda existe a situação noturna onde falta pessoal.