A disputa deverá ser acirrada e a apresentação dos candidatos aconteceu no Auditório do Projeto Gente serão eleitos cinco conselheiros e dez suplentes
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na terça-feira,8, nas dependências do Projeto Gente, reunião de apresentação dos candidatos as cinco vagas de Conselheiro Tutelar de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) para quadriênio 2024/2028.
A Psicóloga ligada ao CAPS Joceia Dias dos Santos falou na abertura relatando a dura realidade da criança e do adolescente aos candidatos habilitados ao processo eleitoral. Numa de suas falas a preocupação eminente ligação das drogas, que hoje chegam cada vez mais cedo na vida das pessoas e as consequências destrutivas das mesmas. “Hoje temos percentual grande de jovens em situação de risco no município, crianças de apenas 9 anos já estão utilizando entorpecentes” contou Joceia.
As autoridades presentes, entre elas, a promotora titular da vara da infância e adolescente, Carolina Nishi Coelho, vice prefeita, Edith Maier (representando o prefeito Elcio Jaime em viagem), presidente da Câmara, Adilson Polese e a vereadora Eleonora Hoffmann, e a colaboradora Ana do Tribunal Eleitoral, destacaram a importância do cargo de conselheiro e suas responsabilidades. Jovens do Projeto Gente utilizaram o palco do Auditório para uma apresentação artística relacionado ao abuso sexual, um deles, está há 12 anos na Casa Abrigo.
Em determinado momento o assunto pertinente correlacionado as drogas voltou a ser debatido com a possibilidade do retorno do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), extinto há alguns anos no município. A coordenadora da Casa Abrigo Andreia Corazza, ocupante do cargo de provimento efetivo de Cuidador Social comentou sobre o número de crianças em condição de vulnerabilidade do município, onde hoje 10 são atendidas e a capacidade total é para 12 pessoas.
Após a apresentação de todos os candidatos aconteceu a chamada Etapa do Processo da Propaganda Eleitoral e da Eleição com palestra direcionada aos candidatos pela Comissão Organizadora para dar o conhecimento formal das regras para a campanha onde todos se comprometeram cumprir.
A campanha teve início na terça-feira, 8, e o pleito eleitoral será dia 01º de outubro o local de votação será o Colégio Estadual Padre Sigismundo (CEPS), o eleitor irá votar em apenas um candidato sendo os cinco mais votados eleitos e a votação será por voto impresso.
Confira quem são os candidatos:
- Abimael Saldanha Ribas Lemos
- Adilson Ermelino da Costa
- Daniele Maria Cecchi de Souza
- Debora Cristina Ciebre
- Gislaine França
- Jair Nogueira Chagas
- Jocemar de Oliveira
- José Anderson Vieira de Oliveira
- Josias Pizollito de Axevedo
- Maria Leoni de Jesus
- Michelle Cristina Machado de Souza
- Rafaela Ribeiro da Rocha
- Selmo Guimarães dos Santos
- Soeli Bonfim
- Solange Ferreira Andrade
- Verônica Openkoski
A representante do Ministério Público, promotora Carolina N. Coelho falou a reportagem JE sobre a apresentação dos candidatos. Para assistir só acessar o link abaixo:
Redação JE – Reportagem e fotos Marco Antonio Pina (Jornal Expoente do Iguaçu)