O Rio Campo Novo transbordou atingindo a sala de máquinas para captação de água
O prefeito de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) Elcio Jaime da Luz decretou no domingo, 29, Estado de Calmidade Pública no município devido as consequências das chuvas ocorridas na região que afetou diretamente o abastecimento de água no município. Também ficam suspensas aulas e transporte escolar na rede pública até o reestabelecimento de água pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
O anúncio aconteceu após a Sanepar comunicar o alagamento ocorrido na madrugada deste domingo, 29, paralisando a distribuição de água na cidade segundo a companhia “equipes aguardam o rio baixar para que possam retomar a operação do sistema, mas ainda não há previsão de normalização”.
A Sanepar orienta a população a priorizar o uso da água para alimentação e higiene pessoal, sem desperdícios. Atividades que demandam grande volume de água devem ser adiadas.
Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.
Redação JE reportagem Marco Antônio Pina (Jornal Expoente do Iguaçu)