O empresário rural Meyson Vetorelo participa de audiência e workshop em Brasília para discutir crise do leite
Representantes do Governo federal receberam entidades de trabalhadores para discutir a situação dos produtores de leite, Ministros Márcio Macedo e Paulo Teixeira receberam representantes da CONTAG e das Federações Entidades representantes dos produtores de leite agricultores familiares do Brasil – a CONTAG, Federações, entre elas a FETAEP, e os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares – foram recebidas na terça-feira (12), pelos ministros Márcio Macedo, chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Palácio do Planalto, em Brasília.
Após avaliar as demandas do grupo em torno das dificuldades do setor leiteiro e da climática, os ministros se comprometeram em levar adiante as negociações referentes aos pontos emergenciais.
Do município de Espigão Alto do Iguaçu (centro sul paranaense) o produtor rural, Meyson Vetorelo, esteve presente representantes produtores do Território da Cantuquiriguaçu.
Segundo o presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, que tambem esteve presente, o ministro Paulo Teixeira deverá articular com o Ministério da Fazenda a questão do endividamento dos agricultores familiares – pequenos e médios. Assim como levar adiante a discussão da importação do leite dentro do contexto do Mercosul.
“Compreenderam as nossas necessidades no que diz respeito à securitização e à importação. Afinal, somente assim conseguiremos liquidar a longo prazo as dívidas e recuperar a nossa capacidade de investimento”, comenta o presidente da FETEP.
Para Alexandre Leal dos Santos, que segue em Brasília em audiências com líderes das bancadas partidárias, esse é o caminho para conquistar mais e melhores políticas públicas para a categoria.
“Com ações estratégicas e articuladas, seguiremos por aqui no Congresso Nacional desempenhando o nosso papel, enquanto sindicalistas. Caso contrário, não se tem avanços na busca por fortalecimento da agricultura familiar”, pontua. Sempre que necessário, diz ainda, a categoria se unirá e fará este movimento em Brasília, “com dirigentes sindicais presentes nas agendas elaboradas pela CONTAG”, afirma.
GRUPO DE TRABALHO
Na quarta-feira (13) o tema segue em pauta. Dessa vez, dentro do Grupo de Trabalho Interministerial. Diretores da CONTAG, acompanhados do ex-deputado federal e produtor de leite, Assis do Couto, estiveram presentes.