Inquérito Policial é instaurado para apurar crime de racismo em grupo de WhatsApp durante partida da Seleção Brasileira

uni 400 1 - Jornal Expoente do Iguaçu
publicidade


A Delegacia de Polícia Civil de Quedas do Iguaçu/PR informa que instaurou Inquérito Policial para apurar a possível prática do crime de racismo, tipificado no art. 20 da Lei nº 7.716/89, em razão de publicações veiculadas em grupo de aplicativo de mensagens durante a partida entre as seleções do Brasil e da Argentina. A investigação teve início a partir de denúncia anônima, que relatou que o investigado,

já identificado, morador de Quedas do Iguaçu e autodeclarado torcedor da Argentina, teria enviado imagens de cunho racista em um grupo de WhatsApp da cidade. Foram compartilhadas figuras de macacos para se referir ao jogador Vinicius Júnior, atleta da Seleção Brasileira, bem como para mencionar a equipe adversária de um futuro confronto, a Seleção do Equador. Esse tipo de conduta já teria sido reiterada em outras ocasiões, especialmente em partidas entre Brasil e Argentina, com o uso de imagens semelhantes e expressões pejorativas.

Wats - Jornal Expoente do Iguaçu
Wata - Jornal Expoente do Iguaçu

O caso ganha especial gravidade diante do histórico de episódios de discriminação racial contra jogadores brasileiros, notadamente contra Vinicius Júnior, que tem sido vítima de ataques racistas recorrentes na Europa, onde atua profissionalmente. A Polícia Civil esclarece que a denúncia foi formalmente registrada e que o inquérito encontra-se em fase inicial de apuração, com a adoção das medidas legais pertinentes, visando à responsabilização criminal de eventuais autores.

Redação JE com informações e imagens:
Emanuel Fernandes Monteiro de Almeida
Delegado de Polícia

IMG 20250314 WA0001 - Jornal Expoente do Iguaçu
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes