As comemorações contaram com visitantes de diversos estados e países como Paraguai e Argentina. Com entrega de máquinas e melhorias as famílias do Núcleo Universal dos Paraguaios

Uma das comunidades e congregações religiosas mais antigas de Espigão Alto do Iguaçu está comemorando 45 anos de fundação. Neste ano as comemorações contaram com visitantes de São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina. Além de representantes de congregações do Paraguai e Argentina. São três dias com muitas danças típicas, louvores e pregações.
A Congregação Povo de Deus, com origem paraguaia conta com comunidades em diversos países, sendo uma das mais antigas em Espigão Alto do Iguaçu. Famílias que foram desalojadas das suas terras, às margens do Rio Paraná, na região de Foz do Iguaçu, com alagamento para construção da Usina de Itaipu, na década de 1980.

Falando em nome da comunidade, Emigdio Zarate destaca os avanços e conquistas das famílias ao longo dos anos, num trabalho coletivo, tendo a fé em Deus como precursor de tudo.

“Na gestão do prefeito Agenor Bertoncelo tem o respeito merecido, onde as conquistas e melhorias vem acontecendo de forma mais rápida, mostrando a eficiência e comprometimento com as pessoas, as famílias. Deus tem tocado o coração dos gestores, para que tenham um olhar para o nosso povo”, enfatizou o líder religioso.

FORAM ANOS DE ESPERA
O prefeito Agenor Bertoncelo acompanhado da 1ª dama Isabel, fez a entrega oficial das obras asfáltica ligando o centro da comunidade a PR 473. Obras executadas com recursos próprios. Também foram entregues aos moradores uma “Patrulha Agrícola”, com equipamentos agrícola, uma reivindicação antiga do Núcleo Universal dos Paraguaios.


“Uma alegria estarmos juntos em mais um ano de fundação desta comunidade. Temos um compromisso levar melhorias nos quatro cantos do município, as famílias do Núcleo Universal têm nosso respeito e admiração e podem contar conosco sempre, nas demandas e melhorias que atendam os anseios das famílias”, falou Bertoncelo.
Prestigiaram o evento o ex-vereador Odelcio Cecatto, secretário de Finanças, Nelto Cella Zolet e o vereador Edimir Czechoski “Chuvisco”.

EXEMPLO VIVÊNCIA EM COLETIVIDADE
Ao longo dos seus 45 anos de fundação a congregação e famílias provaram a consistência da fé de seus fiéis e o fortalecimento da religião, num evangelismo pacífico e respeitoso aos seus semelhantes.
Tendo na sua arte, a cultura e os costumes mantidos até os dias atuais pelos seus fundadores e evidenciada na sua juventude.

A Comunidade Núcleo Universal dos Paraguaios ao longo da sua existência tem mostrado a força e a determinação das famílias, que mesmo após perderem suas terras, moradias, mostraram o quanto a união de pessoas e fé viva, pode mudar as pessoas, o lugar onde vive e garantir a sua subsistência. Dando exemplos que seu modo de vida em coletividade, a sua fé, religiosidade, a esperança e os sonhos, combatendo as diferenças, desigualdade e incentivando a integração, entre as comunidades de diferentes etnias na sociedade de Espigão Alto do Iguaçu.
Atuando de forma valorosa em várias causas sociais, pautada na moral, a dignidade e os princípios Cristãos.
Redação JE com (Assessoria)
