Câmara e PM se reúnem para alinhar detalhes sobre a criação de rede de proteção a mulheres vítimas de violência doméstica

Na manhã de quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) foi palco de uma importante reunião entre representantes do Poder Legislativo, da Polícia Militar e da Procuradoria da Mulher

uni 400 1 - Jornal Expoente do Iguaçu
publicidade

O objetivo foi alinhar os detalhes sobre a criação de uma rede de proteção para mulheres vítimas de violência doméstica no município.

A proposta é estruturar um fluxo de atendimento imediato e eficiente, integrando diversos órgãos como assistência social, saúde, CREAS, conselhos tutelares, Ministério Público e Judiciário, garantindo um acolhimento rápido e humanizado.

A sargento Aparecida, da Polícia Militar, destacou a atuação do programa Mulher Segura, já desenvolvido na cidade, e reforçou a necessidade de articulação entre os órgãos envolvidos. “É imprescindível que nossas ações estejam alinhadas para oferecer uma resposta efetiva e, principalmente, preventiva. Quando há uma ocorrência, a mulher precisa ser acolhida de imediato, com apoio psicológico e assistência social. Em muitos casos, ela não tem onde ficar, e a ação precisa ser rápida e coordenada”, explica.

A vereadora Carlise Priscila Kazmierczak (MDB), pontuou o comprometimento da Câmara com o fortalecimento da rede de apoio. “Estamos construindo um caminho para garantir que todas as mulheres tenham acesso aos serviços de proteção e apoio. Nosso trabalho é garantir segurança, dignidade e informação”, ressalta.

O presidente da Câmara, vereador Rodolfo Revers (PSB), ressaltou a importância de se definir um plano de plantão para que os atendimentos ocorram mesmo fora do horário comercial, quando a maioria dos casos costuma acontecer. “É preciso ter clareza sobre o fluxo de atendimento: quem aciona quem, qual o próximo passo, e quem será o responsável. Evitar lacunas salva vidas. Precisamos estar prontos principalmente nos horários críticos, como madrugadas e finais de semana”.

Rodolfo também destacou a importância de um olhar integral para as famílias envolvidas. “Quando o atendimento é feito com responsabilidade e escuta, podemos reconstruir vínculos e evitar novas situações de violência”, complementa.
A iniciativa integra a programação do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher. Está agendada para o dia 4 de agosto uma reunião de rede com todas as instituições envolvidas, incluindo a Patrulha Maria da Penha, Ministério Público e Poder Judiciário. Durante o mês, também estão previstas palestras, visitas e ações educativas.
A Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu reafirma o compromisso com a proteção das mulheres e continuará acompanhando, propondo e fiscalizando ações que garantam acolhimento, dignidade e segurança a todas as vítimas de violência.

Redação JE com Iane Cruz (assessoria)

IMG 20250430 WA0005 - Jornal Expoente do Iguaçu
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes