Apesar da grande mídia dizer que o Paraná é um dos estados com maior risco de contaminação e mortes no Brasil em decorrência a Covid-19, Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) parece ir na contra-mão desta tendência.
O número de casos ativos da doença despencou nas últimas semanas. Chegando a quase 20 mil pessoas vacinadas (pelo menos com uma dose) o município se destaca na região pela agilidade na vacinação.
Outro fator curioso é Quedas do Iguaçu não ter parado o serviço tido como “não essencial” no início da Pandemia e possuir hoje números parecidos ou até menores de mortes com outras cidades que aderiram os Lockdown impostos pelas autoridades estaduais. Laranjeiras do Sul, por exemplo, com população inferior em número de habitantes a Quedas, que impôs medidas drásticas, parece não ter conseguido diminuir o número de vítimas fatais da doença.
Mesmo com a queda “bem-vinda” com a esperança de retornar a normalidade o cuidado sim é essencial. Veja os números desta sexta-feira, 16 de julho;