A equipe técnica que analisa o projeto em fase final em Curitiba para a construção da Estrada da Integração ligando os municípios de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) solicitou da secretaria de agricultura o mapeamento completo de toda a extensão da estrada através de filmagem. “Nós já havíamos feito de partes da rodovia, sequenciais, porém, os técnicos solicitaram ajuste a filmagem de todo o trecho para se ter uma ideia de toda a extensão que pertence ao município” destacou o secretário de agricultura Alcindo Penso.
Foram aproximadamente 16 quilômetros desde a entrada da Araupel até onde será construída a ponte sob o Rio das Cobras. Os secretários aproveitaram para visitar o local chamado Cascalho de Ouro de onde será retirada as pedras para o cascalhamento da rodovia.
No trajeto nossa reportagem conversou também com Ademar Cordeiro, assentado que hoje é responsável na secretaria pelos assuntos fundiários. Em nossa conversa Cordeiro se diz feliz em representar o “povo assentado”. “Vejo desenvolvimento com a chegada desta estrada, será muito importante pra nós, estou acompanhando esse projeto com o prefeito Elcio Jaime e o estado que vai bancar essa obra a gente tá vendo o assentamento se desenvolver após 17 anos”.
“A importância dessa estrada fazendo essa ligação, com o escoamento da produção, fator de desenvolvimento para qualquer região os produtores precisam de acessos e a ligação não será apenas a Rio Bonito, mas ao Sudoeste do Paraná e Sul do Brasil encurtando distâncias” complementou Penso.