Os trabalhos do Programa Porteira Adentro continua realizando com a supervisão da Secretaria de Agricultura diversos trabalhos nas propriedades rurais do município de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense). “Através de uma Lei Municipal se permite fazer alguns trabalhos dentro das propriedades” disse o secretário Alcindo Penso.
O produtor paga uma taxa por hora a máquina terceirizada pela pela prefeitura para fazer terraplanagem para construção de instalações rurais como galpões, casa, buracos de silagem, arrumar bueiros e pequenos acessos a propriedade entre outras funções, não sendo permitido destocar ou arrancar árvores ou mineiramento de pedra.
“Nós estamos afinados junto com o Conselho de Desenvolvimento Rural (CMDR) que vem cobrando esse tipo de serviço a muito tempo sorteando três ou mais comunidades, cada uma tem um líder e o mesmo escolhe os dez produtores dentro de sua comunidade com maior necessidade de serviço, recolhe as taxas e trás a lista na secretaria de finanças “ destacou Penso.
“Não dá pra fazer o trabalho pra todos, temos mais de três mil produtores e apenas uma máquina, mas estamos fazendo o mais emergencial dando as informações técnicas para ver questões como ambiental, água, fruticultura, conservação de solos e outros assuntos de interesse do produtor” completou o secretário. .