Entre janeiro e junho, os brasileiros retiraram R$ 17,29 bilhões a mais do que depositaram na poupança, de acordo com o Banco Central. No entanto, segundo dados do Sistema Sicredi, os associados da primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, registraram um aumento de 32,9% de investimento na poupança no primeiro semestre, atingindo o valor de R$ 7,8 bilhões. Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o acumulado da caderneta chegou a marca de R$ 2,3 bilhões até junho, sendo que R$ 487 milhões foram incrementados diretamente no período da campanha “Poupança Premiada, Quando Vê Poupou, Quando Vê Ganhou”, que iniciou no mês de abril deste ano e estimula o ato de poupar para associados das 31 cooperativas da região.
A ação segue até dezembro, com sorteios semanais de R$ 2 mil e mensais de R$ 50 mil para os associados que depositarem R$ 100 na poupança. Quem fizer depósitos programados tem o dobro de chances de ganhar. No último sorteio do ano, um ganhador terá a chance de receber meio milhão de reais. O objetivo, de acordo com o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, é estimular o hábito de poupar e a educação financeira entre os associados. “O desenvolvimento só acontece quando atuamos em conjunto e, por isso, a campanha tem se mostrado tão positiva, superando o resultado do ano anterior, inclusive. Ao estimular o planejamento do futuro e o hábito de economizar, estamos ajudando nossos cooperados a realizar sonhos e conquistarem a segurança financeira”, avalia.
Até o mês de setembro, cerca de 200 participantes da campanha foram sorteados, comprovando que poupar é sim um bom negócio. Para Margarida Yuriko Daikohara Martins, uma das associadas da Cooperativa Sicredi Paranapanema PR/SP, sorteada na campanha em junho deste ano, o prêmio foi uma ótima surpresa e um estímulo a mais para continuar poupando. “Comecei a investir na poupança porque sempre acreditei nos benefícios de ter uma reserva financeira e agora com o prêmio tenho um incentivo ainda maior para continuar investindo” destacou.
Na opinião do diretor de desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Félix de Sá, os prêmios criam um ciclo virtuoso que estimula o crescimento de todos. “Quem poupa já pode se considerar um vencedor por ter um planejamento financeiro que a maioria dos brasileiros infelizmente ainda não possui. E os sorteados pela campanha, além de terem uma dose extra de sorte, também atuam como divulgadores dessa causa, que só traz benefícios para quem adere”, explica.
Outubro: mês da poupança
Em 2016, foram retirados da poupança R$ 40,7 bilhões no Brasil. Além do cenário econômico adverso, a falta de educação financeira ajuda a desestabilizar as contas dos brasileiros que não conseguem se planejar corretamente. Para celebrar o dia mundial da poupança – 31 de outubro, o Sicredi preparou uma série de ações durante todo o mês. Algumas agências estarão equipadas com máquinas chamadas Catamoedas, para quem quiser aplicar o que poupou em cofrinhos. As equipes de atendimento estarão preparadas para oferecer consultoria e ajudar a planejar a realização de projetos por meio do investimento de recursos. Além disso, o portal www.pouparprachegarla.com.br já está no ar, com dicas e orientações para quem quer traçar objetivos e alcançar metas.