Na tarde desta segunda-feira, 8, começaram a ser retiradas das polêmicas rotatórias das ruas de Quedas do Iguaçu (centro-sul Paranaense) que desde sua construção na gestão passada tem sido contestadas por alguns e elogiadas por outros.
Tentando ficar o mais longe possível de polêmicas o prefeito Elcio Jaime da Luz recebeu no mês de outubro os engenheiros do DETRAN/PR, Carlos Alberto Fonseca Gubert e Vanessa Sanae Iwamoto (mestre em Gestão Urbana e Arquiteta) onde foram apresentados os projetos de engenharia que alteram todo o sistema viário das vias urbanas quedense.
O início dos trabalhos de retirada das rotatórias começou pela Rua Juazeiro, que terá mudança de sentido (vai passar a ser mão dupla), estacionamento em paralelo. Também foram retiradas as rotatórias das ruas Jacarandá com Acácia e Jacarandá com Juazeiro e Palmeiras com Juazeiro. A elevatória na área central na juazeiro em frente a praça Pedro Giraldi também foi removida no local será feito uma calçada para pedestres.
O prefeito Elcio acompanhou os trabalhos conversando com a populares sobre as mudanças. “Nós assumimos esse compromisso no pleito eleitoral, fizemos uma análise junto a Detran com equipe de engenheiros, nada foi feito “as coxas”” afirmou à nossa reportagem. Disse ainda que não serão retiradas todas as rotatórias “apenas as que dá problema” comentou.
“Nós estamos aqui na esquina do Ubialli onde a poucos dias atrás um veículo fez uma manobra e acabou adentrando dentro de uma loja de material de construção, na juazeiro outro atingiu um poste e fora o pessoal que passaram reto arrancando tudo e agora dentro de um estudo legal nós estamos começando, nossa administração respeita o pedestre, isso tanto é verdade que teremos dois calçadões um em frente o palco principal e outro ligando a Praça a Avenida Pinheirais” completou.
Por enquanto as ruas ficarão no mesmo sentido porém, sem as rotatórias e o Projeto Técnico, embasado no Código de Trânsito Brasileiro terá como objetivo fazer com que o trânsito flua
Segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura não serão instalados semáforos somente será feita a sinalização. São nove mil pontos que foram levantados e depois disso virá a segunda parte com toda sinalização com placas indicativas, pintura de solo, estacionamento paralelo (não mais diagonal), a maioria das vias passará a ser mão dupla para que os veículos circulem sem dificuldades e com segurança para os pedestres.