O ano letivo de 2022, iniciou na manhã desta quarta-feira, 2, em Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) com palestras aos professores da rede municipal de educação.
Na abertura dos trabalhos divididos em dois horários (manhã e tarde) devido a Pandemia, a prefeita em exercício, Edith Maier, e o secretário de educação, Renato Carleto, apresentaram aos professores a palestrante de Cascavel, Gislaine Buraki de Andrade.
A equipe que dá suporte para fazer o trabalho foi elogiada pelo secretário Carleto. “A gente espera ter um ano completo, precisamos caminhar juntos para buscar tudo o que perdemos pra podermos superar tudo isso” destacou.
A prefeita em exercício Edith Maier, citou um termo bíblico pra exemplificar o “corpo docente”, ressaltando sua visão sobre a importância da educação na vida das pessoas. “A educação transforma o mundo, no conteúdo da alfabetização vocês ensinam as crianças a socialização, repeito e o amor ao próximo, muitas vezes os pais não tem o tempo adequado para “moldar” essas crianças e são vocês (professores) os responsáveis para isso”. Edith lembrou que a partir da semana que vem estará voltando a Secretária de Educação, ” lá Eu me sinto preparada para visitar mais as escolas e ter uma participação mais ampla”.
Ela admitiu que 2021 foi muito complicado e prometeu para esse ano “fazer a diferença”. “O planejamento já está bem diferenciado, queremos conduzir o trabalho de vocês com muito amor e exclusivamente com muita responsabilidade” completou.
O tema da palestra direcionada aos professores municipais pela Professora pedagoga, Gislaine é Educação em Tempo de Pandemia Aspectos Sociais e Afetivos na Aprendizagem Escolar, direcionado especialmente aos desafios enfrentados pela educação na Pandemia. Abaixo você confere toda a programação do início do ano letivo quedense.