A população nos arredores da Central Geradora Hidroelétrica (CGH) Viganó localizada no rio Chopim a 9,30 km de sua foz, no município de Cruzeiro do Iguaçú -PR (sudoeste Paranaense) está em alerta emergencial pela possibilidade de rompimento do lago da usina que ainda está em construção.
Construída na margem esquerda do rio Chopim e sem a necessidade de desvio do curso natural do rio. A CGH Alceu Viganó I, possui queda de 4,70 m, com vazão turbinada de aproximadamente 129,00 m³/s, e potência instalada de 5,00 MW. e terá 2,0 unidades geradora em sua operação.
Foi construído ao lado uma ensecadeira espécie de buraco de terra para secar o rio possibilitando assim a construção. Existia um pedaço da construção que faltava fechar e rompeu. Nas imagens cedidas por um dos proprietários da obra pode se ter uma ideia onde aconteceu e do rompimento.
O alerta foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 25, e segundo as informações colhidas por nossa reportagem o grande volume de chuvas desta semana aumentou “o volume de água do Rio Chopim de tal modo que a qualquer momento a estrutura pode colapsar”, diz a nota divulgada pela CGH. Fomos informados que os moradores daquela região que encontram-se nas proximidades hidrográficas da região de Foz do Chopim entrem imediatamente em contato com a Defesa Civil, “isso não é um ensaio” completa a informação. Entramos em contato com o engenheiro responsável pela Usina de Foz do Chopim, Luiz Fernando, na capital do estado sobre a situação e o mesmo nos relatou que caso haja o rompimento do reservatório de Viganó 1, o volume de água será suprido por Foz do Chopim, ou seja não há possibilidade de rompimento naquela unidade, porém, caso isso aconteça Rio Iguaçu pode subir em alguns locais nos lagos de Salto Caxias e Baixo do Iguaçu.