Criatividade, diversão e muito aprendizado são algumas das características da oficina de Artes Visuais do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, descritas pelos próprios alunos. As aulas que acontecem todas às terças e quartas-feiras têm como objetivo a formação e incentivo de novos artistas na cidade.
Ministradas pela professora de artes visuais Sirene de Abreu, ao todo já são 13 alunos de várias idades. Todos começam aprendendo desde as técnicas mais básicas até as avançadas, do papel à tela de pintura, do lápis à tinta.
“Eu dou o desenho pronto, e eles irão aprender a pintar. Eu passo cores e coordenadas de como pintar. E depois, a partir desse desenho, eles irão fazer o deles, inspirados nessas formas e utilizando a técnica de pintura que aprenderam”, diz Sirene explicando um pouco da sua metodologia. Segundo ela, os alunos do ano passado terminaram as oficinas todos na fase de pintura de tela.
Maria Luiza Gomes de 12 anos é uma das alunas mais antigas da oficina. Ela começou no ano passado e já avançou muito em seu conhecimento e técnicas de desenho. “Minha mãe falava que eu desenhava bem e me colocou na aula de pintura. Ano passado nós acabamos na pintura de tela. Eu melhorei muito depois. Tinha muitas técnicas que eu não conhecia”, conta.
Para ela, além de aprendizado, as oficinas são um espaço para encontrar novos amigos. “Eu gosto muito de vir aqui porque tem meus amigos, tem a ‘profe’ e a gente faz o que a gente gosta”, finaliza Maria.
Qualquer pessoa pode participar das oficinas. Para se inscrever uma colaboração simbólica de R$30 reais é passado para a professora. As inscrições são realizadas no Centro de Cultura.