Em entrevista ao JE na manhã desta segunda-feira, 15. o secretário de agricultura de Quedas do Iguaçu, (centro sul paranaense), Alcindo Penso, destacou a procura por mudas no Programa de Incentivo a Produção de Erva Mate lançado no mês de julho.
“Estamos fazendo o processo de entrega das mudas com mais de 50 produtores que aderiram, após a abertura do Programa com profissional do IDR fazer uma palestra técnica para adequação das mudas a cada propriedade e na entrega também o que é possível orientar os produtores”, destacou Penso.
Ele comemora as mais de 35 mil mudas já entregues, sendo que o pequeno produtor paga 20% do valor, já o médio e o grande um pouco mais, porém, segundo explicou é “compensativo” com limite de até cinco mil mudas por produtor para o programa ser mais social, justificou. “Hoje o mercado é bom e está valorizado num futuro próximo terá grande demanda por conta dos produtos derivados, mas a erva-mate é cíclica mescla momentos bons e ruins, ganhará dinheiro quem persiste e segura a planta e num momento como esse se pode faturar bem”.
O secretário comentou também sobre o (Susaf) sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. “Hoje temos um Conselho de Desenvolvimento Rural aqui no município, que se reúne toda primeira quarta-feira do mês, na Câmara de Vereadores, para debater o assunto deste selo que dará a possibilidade do pequeno produtor poder vender seu produto em todo o estado, temos uma organização bem forte aqui no município e isso foi mostrada na Feira do Agrofolclore”.