O pioneiro de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) João Soares da Silva, completou na semana passada 80 anos, sendo um expoente da comunidade quedense,
Em companhia de sua esposa Gertrudes Siqueira da Silva e seus filhos, Jango, como é conhecido por todos, recepcionou seus familiares e amigos nas dependências do antigo Pesque Pague Bebos na manhã de sábado, 13, em almoço.
Na apresentação do secretário de cultura, Jair Fontanella e seu filho ex vereador Osni Soares da Silva, muitas histórias e homenagens feitas por amigos e familiares.
O secretário de Cultura de Quedas do Iguaçu, Jair Fontanella, fez o protocolo durante as homenagens
Entre as homenagens na companhia dos filhos, Jango assistiu as apresentações artísticas de João Jacob (João Índio) de Cascavel, que fez parte da primeira diretoria do CTG e Sr. Vivaldino Pessato e sua gaita de botão que encantou a todos, no mais muitas fotos e o carinho de seus familiares e amigos.
Na memória JE
A trajetória de João Soares da Silva traz na memória da população ações de esforço e dedicação como a criação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pealando a Saudade.
A história conta que nos primeiros dias de outubro de 1979, após a doação da área por parte do também pioneiro, Wlasdislau Szjeijka nascia o CTG Pealando a Saudade, sendo Jango o primeiro Patrão da entidade que até hoje desenvolve papel ímpar na sociedade do município.
Na edição do Jornal Tribuna Quedense (hoje Expoente do Iguaçu) a homenagem aos 8 primeiros patrões do CTG Pealando a Saudade e ali estava a foto de João Soares da Silva com demais patrões na comemoração dos 15 anos da entidade.