O IBGE abriu nesta quarta-feira (14) inscrições para um novo processo seletivo com 1.065 vagas no Paraná. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios, agente censitário supervisor (ACS), que supervisiona o trabalho do recenseador, e agente censitário municipal (ACM), que coordena o trabalho no posto de coleta.
As inscrições vão até o dia 16/8. O candidato deve se inscrever pessoalmente, nos locais informados no Quadro de Vagas. Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo.
Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto receberão.
O salário para Agente Censitário Supervisor (ACS) é R$ 1.700. Para Agente Censitário Municipal (ACM) é de R$ 2.100. Ambos os cargos receberão auxílio-alimentação e auxílio-transporte. Nos dois casos, é exigido ensino médio completo.
As vagas
As vagas para recenseador estão distribuídas por 138 municípios do Paraná, inclusive 375 vagas em Curitiba. Na Região Metropolitana, há vagas em São José dos Pinhais (60), Campo Largo (53), Fazenda Rio Grande (40) e Quatro Barras (20). No interior, cabe destacar Foz do Iguaçu (25), Pato Branco (25) e São Mateus do Sul (20), entre outros. Para ACM e ACS, são 23 municípios, com destaque para Capitão Luiz Marques (1 vagas para ACM e 3 para ACS), Cascavel (3 ACS), Arapoti (1 ACM e 2 ACS) e Wenceslau Brás (1 ACM e 3 ACS).
A seleção
O candidato deverá comprovar se possui ensino fundamental completo, que vale 1 ponto; ensino médio incompleto (3 pontos), ensino médio completo (5 pontos), curso de graduação incompleto (7 pontos) ou curso de graduação completo (10 pontos). As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos.
Em caso de igualdade na nota, os critérios de desempate são, nesta ordem, candidato que tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, o candidato com maior idade.
Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo site: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/