Os municípios de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu (centro sul paranaense) terão 94 sessões eleitorais divididas em 13 locais de votação para Quedas e 3 para Espigão no pleito eleitoral 2022. Na manhã desta quinta-feira, 22, foram geradas as mídias e lacradas as urnas eletrônicas nas dependências do Cartório Eleitoral, no total 110 urnas foram preparadas, a intenção é deixar algumas urnas prontas para substituir alguma que eventualmente apresentar qualquer defeito.
Na oportunidade em entrevista coletiva o Juiz de Direito da Vara Criminal,(Juiz Eleitoral), Doutor Giovane Rymsza, acompanhado da chefe do Cartório Eleitoral, Jaqueline de Andrade Gonsalves, concederam entrevista coletiva a imprensa onde foram esclarecidas algumas das principais dúvidas sobre as eleições deste ano.
HAVERÁ BIOMETRIA E QUEM NÃO SE CADASTROU VAI VOTAR
Tanto em Quedas do Iguaçu como em Espigão Alto do Iguaçu pela primeira vez os eleitores serão identificados pela biometria e mesmo quem deixou de comparecer para fazer o recadastramento biométrico também poderá votar, porém, quem estiver com o título de eleitor cancelar deve ir até o Cartório Eleitoral para investigar o que aconteceu não sendo possível regularizar a tempo para votar nestas Eleições. A segunda via do título de eleitor também só pode ser requerida até esta quinta-feira, 22, mas, para votar o eleitor pode se apresentar em sua sessão eleitoral com documento identificador com foto e poderá votar normalmente.
AS SESSÕES SERÃO DISTINTAS
Em 2020 aconteceu a agregação onde numa mesma sala haviam duas sessões, este ano cada terá sua sala não sendo permitido a utilização de aparelho de telefone celular para votar. A orientação da Justiça Eleitoral é que o eleitor faça a chamada “colinha” com os números dos candidatos com a sequência de votação.
TRANSPORTE DE ELEITORES
Sobre o transporte dos votantes já foram publicados as rotas nos dois municípios com a Comissão Especial de Transporte de Eleitores e segundo informou Jaqueline mais de 500 pessoas irão trabalhar no pleito eleitoral.
HAVERÁ LEI SECA
O doutor Giovane anunciou que haverá Lei Seca com a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas nos postos de combustível e aglomerações durante o pleito eleitoral, segundo Ele para evitar qualquer tipo de conflito ou discussão para garantir que tudo ocorra de forma pacífica e quem fará a fiscalização será a Polícia Militar que colocará efetivo especial.
As urnas são as mesmas utilizadas nas últimas eleições portanto não muda a maneira de votar ou seja o eleitor terá de teclar os números dos candidatos e confirmar na tecla verde.