As Eleições 2022 transcorreram com muita tranquilidade nos municípios de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu (centro sul paranaense), desde das 8h00 o horário do início do pleito eleitoral de domingo, 30, os eleitores se dirigiram as suas sessões eleitorais e mesmo com chuva muitos saíram de suas casas para exercer seu direito de voto.
Segundo o pessoal do Cartório Eleitoral desta vez nenhuma urna precisou ser substituída (no primeiro turno seis apresentaram defeito) e também não foram registradas nenhuma ocorrência de vulto apenas esclarecimentos por parte dos representantes da Justiça Eleitoral.
O resultado oficial foi divulgado por volta das 19h00, com Jair Bolsonaro vencendo nos dois municípios (Quedas do Iguaçu com 10.962 a 7.106 (60.07% dos votos) e Espigão Alto 1.947 (60,07% dos votos) e Lula 1.294).
Novamente o número de pessoas que não compareceram para votar foi grande, somente em Quedas do Iguaçu a abstenção foi de 6.197 eleitores (25.17%) em Espigão Alto 1.066 eleitores não votaram (24.37%) enquanto isso naquele momento a nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva estava a frente de Jair Bolsonaro com décimos de vantagem que garantiu a Lula a vitória no segundo turno.
Logo após o resultado final das Eleições pelo Brasil as ruas centrais de Quedas do Iguaçu foram tomadas pelos apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva eleito pela terceira vez presidente do Brasil.
O juiz eleitoral Giovane Rymsza disse em entrevista à nossa reportagem estar satisfeito com o comportamento exemplar dos eleitores quedenses durante o pleito eleitoral para Rymsza havia uma certa preocupação devido a chuva na possibilidade de diminuir o número de votantes, “pelo que vimos mesmo o pessoal do interior onde o acesso é mais difícil o eleitor compareceu” e por fim pediu para todos conter o máximo possível a euforia da vitória “lembrando que somos um país Só”.
Confira abaixo o resultado das urnas nos dois municípios da 163ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu.