Na noite desta sexta-feira, dia 14, foi realizado evento de abertura da Exposição de Artes em Alusão ao Dia Mundial da Arte, no Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu. Sete artistas quedenses, de diferentes idades e técnicas, estão expondo suas obras, que devem ficar no local por, pelo menos, mais duas semanas.
São eles: José Alir Medenski (Alice), Jairo Pereira, Solivan Brugnara, Emily Geovana, Vanessa Rambo, Edite Nunes da Rocha e Cirene Abreu. As obras apresentam a identidade e técnica de cada artista, mostrando a diversidade da arte dos munícipes.
Segundo o presidente do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, Nicolas Dutra, as expectativas do evento foram superadas com a participação de tantos artistas locais. “A gente espera que cada dia venham mais pessoas aqui prestigiar eles. É uma forma de comemorar o Dia Mundial da Arte, contribuindo e fomentando a cultura em Quedas do Iguaçu”, comenta.
Artista, músico e poeta, Solivan Brugnara, (foto acima com sua neta no colo) é novo presidente do Conselho Municipal de Cultura de Quedas do Iguaçu, também teve oportunidade de expor suas obras. Para ele, eventos como esse são a base para incentivar a cultura na comunidade quedense. “A base da cultura de uma cidade é isso. São as pinturas, as composições, sem isso fica uma coisa fútil e passageira. O legal aqui é que tem jovens artistas para manter isso. É fácil ser poeta com 16 anos, é muito difícil com 50”, diz Solivan.
Cirene Abreu, professora de artes do Centro de Cultura e do Projeto Gente, participa pela primeira vez de uma exposição com seus trabalhos autorais. “É muito bom a gente ter essa oportunidade, de estar expondo nossos trabalhos e mostrando o que a gente faz. Porque na nossa cidade as pessoas não têm esse hábito de visitar. E quando o Centro de Cultura abre essa oportunidade é um ânimo para nós estar produzindo ainda mais”, comenta a artista.
As visitas podem ser feitas das 9h às 11 horas e das 14h às 17 horas.
Este evento faz parte de um plano de atividades do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio ENGIE. Realização Associação do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.