Os investidores constataram que qualquer residência ou empresa pode ser um micro gerador de energia. Para isso basta o uso de Placas fotovoltaicas e de um equipamento chamado “Inversor” que interliga a rede interna ao contator de energia
Redação JE Fotos e reportagem Marco Antonio Pina (Jornal Expoente do Iguaçu)
Para elucidar possíveis dúvidas sobre a geração de energia, comercialização e legislação, sua evolução conectando grupos de investidores com consumidores a ATIVA SOLAR realizou nas dependências da Associação Comercial Empresarial (Aciqi) de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) palestra sobre o tema. Mesmo com as chuvas torrenciais registradas na manhã de sábado, 2, a maioria dos convidados para o evento compareceu ao Dia de Campo demonstrando o interesse sobre o assunto.
O empresário Pablo Mezzomo, diretor proprietário da Ativa Solar, apresentou aos presentes os detalhes de como funciona hoje os investimentos na chamada “energia limpa”. Aproveitou para contar a história de sua empresa especializada na instalação, operação e manutenção de usinas fotovoltaicas, fundada em 2017 com matriz em Quedas do Iguaçu com bases em Irati -PR e Sorriso -MT contando hoje com mais de mil projetos em funcionamento.
Logo após a fala de Mezzomo o diretor presidente da Paraná Energia, Leandro Kuhl, ministrou palestra sobre Usinas Solares para Investimento, numa proposta clara de ampliar o acesso as fontes de energia renováveis para gerar e distribuir renda com a força do cooperativismo.
“Pra nós que estamos no meio do processo de geração, quanto mais informação o gerador tiver, mais facilita o entendimento e o investidor tem segurança, nós enquanto disseminadores de informação a gente se vê como ponto fundamental e está sempre a disposição de todo mundo para transmitir esse conhecimento” destacou Leandro Kuhl .
O empresário Renato Melara (lê-se Mercado Atena) já está utilizando o sistema solar a 36 meses, para Ele “é cem por cento garantido”. “Nunca tivemos problemas de geração, recomendo pra todos, Eu deixo de pagar em média 60% do que eu pagaria de energia“.
Para o empresário Pablo “o evento superou as expectativas graças ao empenho de nossa equipe em convidar o pessoal e aceitação do investidor em usina fotovoltaica, está aberta a visitação a Usina Entre Lagos, localizada em frente o Portal da Araupel para quem desejar entender na prática como funciona”.
Em agradecimento pela presença de todos foi servido apetitoso almoço onde aconteceu uma confraternização de cidades de toda a região com potenciais investidores.