Com o tema “As cooperativas de crédito apoiam pessoas, impulsionam negócios e transformam comunidades”, a data é comemorada internacionalmente na terceira quinta-feira de outubro
Redação JE com Eloi Almeida (assessoria Sicredi)
O dia 19 de outubro marca as comemorações do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o país, celebra a data, instituída pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), que neste ano tem como tema “as cooperativas de crédito apoiam pessoas, impulsionam negócios e transformam comunidades”, mostrando como a instituição, por meio do modelo de negócio cooperativo, beneficia os associados e as regiões onde atua.
O cooperativismo de crédito tem em sua essência o apoio às pessoas e comunidades. Neste ano, o tema do DICC reforça este diferencial do impacto positivo na sociedade. Atualmente 105 cooperativas do Sicredi trabalham na construção de uma sociedade mais justa e próspera que integra esse movimento transformador.
“Em nome do Conselho de Administração da Sicredi Grandes Lagos PR/SP, deixo o meu reconhecimento e agradecimento aos mais de 44 mil associados e 320 colaboradores, que juntos constroem a história de 35 anos da cooperativa, seja através da realização dos seus negócios e na dedicação do seu trabalho diário. Esta é uma data importante onde podemos reconhecer o crescimento do cooperativismo de crédito não só da Grandes Lagos, mas do Sicredi como um todo”, destaca o presidente da Sicredi Grandes Lagos, Orlando Muffato.
Com mais de 2,5 mil pontos de atendimento, o Sicredi vem expandindo em quase 50% o número de agências desde 2018. Em mais de 200 municípios é a única instituição financeira com presença física, ofertando mais de 300 produtos e serviços financeiros e não financeiros.
“Acreditamos na importância da presença física e do relacionamento próximo, aliada à comodidade do atendimento digital, para contribuir com a promoção da cidadania e a inclusão financeira da população, apoiando as pessoas e impulsionando negócios nas regiões onde atuamos”, enfatizou Orlando Muffato.
Benefícios do cooperativismo
No primeiro semestre de 2023, o Sicredi também divulgou o quarto estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” denominado “A Efetividade do Cooperativismo”, com o objetivo de analisar a relevância do atendimento físico para a inclusão financeira plena. Para a investigação, foram selecionados 235 municípios atendidos que não contam com agências de outras instituições financeiras e analisada uma amostra de dados entre 2018 e 2021.
A pesquisa mostrou que a presença de cooperativas de crédito nos municípios resulta em uma alta de 5,6% na renda por pessoa, elevação de 6,2% no índice de empregos formais e aumento
de 15,7% do empreendedorismo local. O cooperativismo se diferencia ainda pois pode estar presente em municípios a partir de 2,3 mil habitantes, enquanto outras instituições precisam de, pelo menos, 8 mil habitantes. Associados que contam com agências em seus municípios passam a consumir 25% mais produtos após dois anos, em comparação aos atendidos somente pelo meio digital.