O uso inadequado de medicamentos não só agrava os sintomas, como também pode desencadear complicações sérias e potencialmente fatais
O município de Quedas do Iguaçu passa por epidemia de dengue onde pelo menos duas pessoas perderam a vida devido a doença. O uso inadequado de medicamentos é também fator preocupante no tratamento da doença, por isso trazemos alguns alertas sobre medicamentos não indicados em casos de suspeita de dengue, automedicação pode ser fatal.
Atenção: Os principais sintomas da doença normalmente são febre alta, dores no corpo e na região dos olhos, além de náuseas e manchas vermelhas na pele.
Medicamentos como ácido acetilsalicílico (aspirina) e outros anti-inflamatórios, como ibuprofeno, diclofenaco e nimesulida são estritamente contraindicados em casos suspeitos de dengue. Estes medicamentos têm propriedades anticoagulantes e podem aumentar o risco de sangramentos, o que é especialmente perigoso em casos de dengue, onde hemorragias são uma complicação comum. Além disso, é importante nos atentarmos às notícias falsas e estudos sem comprovação científica sobre medicamentos para tratamento da dengue, que vem sendo disseminados nas redes sociais. Temos que ter cuidado com essas notícias, pois a dengue não possui tratamento específico por ser uma doença viral”, ressalta Brunna Rodrigues farmacêutica da ACN.
No caso de suspeita de dengue, a principal recomendação é hidratar-se e buscar uma Unidade Básica de Saúde próxima o quanto antes para receber o tratamento correto com as medicações adequadas.